segunda-feira, março 29, 2010

Um momento de louvor

Monte Ebal ao fundo


“Bendize, ó minha alma, ao Senhor!”


"1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. 3 É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades, 4 quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia, 5 quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia" (Salmo 103.1-5).


Alguns estudiosos afirmam que este salmo é fruto da gratidão de Davi a Deus, por Ele ter lhe perdoado o pecado no caso de Bateseba e Urias.

Alguém tão devoto a seu Senhor, sofreu tremenda angústia por seu pecado. Tanto pela culpa, quanto pelo peso do castigo que o afligiu. Assim, perdoado, Davi exalta a graça e misericórdia do Deus altíssimo.

V 1. Só quem reconhece seu estado miserável é capaz de atentar para o grande amor do Criador para consigo. Quem assim compreende, louva a Deus com todo o seu ser.

V 2. Deus, por seu amor e prazer em nos abençoar, enche-nos diariamente de motivos para louvá-lo.

V 3. Ele, pelo sacrifício de seu próprio filho, apagou de sua lembrança os nossos pecados, nossa culpa, cuidando de nós com benignidade, sarando nossas feridas e consolando nossos corações.

V 4. Deus, além de nos livrar da maldição da segunda morte, lançada sobre Adão e sua descendência, ainda nos promete e dá “vida, e vida em abundância” (Jo 10.10b), dando-nos uma natureza e cidadania celestiais, conforme a magnífica e perfeita proposta primordial de sua obra criadora.

V 5. Nossa velhice será uma eternidade vivida aos pés de Deus, que, apesar do passar dos dias e anos, manterá o vigor da nossa nova vida como a de um jovem. Com essa juventude gloriosa atravessaremos os séculos dos séculos.

A Ele, e somente a Ele, toda honra, louvor, glória e adoração.