quarta-feira, março 17, 2010

Quem é que manda?


Disse mais o SENHOR a Jó: Acaso, quem usa de censuras contenderá com o Todo-Poderoso? Quem assim argúi a Deus que responda. Então, Jó respondeu ao SENHOR e disse: Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei. Então, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Cinge agora os lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me responderás. Acaso, anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares? Ou tens braço como Deus ou podes trovejar com a voz como ele o faz?” (Jó 40.1-9).

De vez em quando algum maluco me diz que não sou um crente de verdade, que não conheço o poder do Espírito Santo. Um pastor devia ser rico, jamais ficar doente e estar sempre alegre.

Se pergunto o porquê, logo a resposta é de que nós temos o poder de "determinar" nossa bênção. Você já deve ter ouvido algum irmão dizer: "eu determino isso", "eu recebo aquilo", "eu não admito tal coisa em minha vida", entre tantas outras ordens. Logo, como pastor, eu deveria saber que tenho "poder" para determinar tais coisas e recebê-las.

Que dureza... Acho que esses irmãos nunca leram o livro de Jó, ou só são instruídos a lerem trechos da Bíblia que lhes favoreçam.

Durante toda a provação que viveu, sob permissão do próprio Deus, Jó reclamava que estava sendo punido injustamente, que se o Senhor o ouvisse logo terminaria seu castigo. Porém, no final do livro, o Pai lhe concede a tão solicitada audiência e, desde o capítulo 38, fala coisas que me deixam um tanto constrangido.

Resumindo, no texto acima Deus praticamente pergunta: "Jó, quem é você para questionar meus propósitos? Eu sou o Criador do universo! Onde você estava quando fiz todas as coisas? Você acha mesmo que pode discutir comigo? Anular meu juízo? Se você fizer o que eu faço, ou seja, se for tão Deus quanto eu, logo te escutarei, mas, se não for é melhor que se cale diante de minha soberana majestade" ("Ou tens braço como Deus ou podes trovejar com a voz como ele o faz?").

Logo a pergunta, porque alguém acha que tem o poder de determinar algo em sua vida? "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel" (Jr 18.6). Jesus diz que não podemos sequer jurar coisa alguma, pois não podemos mudar sequer a cor de um fio de cabelo em nossa cabeça (Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto - Mt 5.36), mesmo com tintura o cabelo cresce e se mostra na cor verdadeira.

Irmãos, se não fossem as misericórdias do Senhor se renovarem todas as manhãs, já teríamos sido consumidos... Se é para ser provado, se é para ter um "espinho na carne", aprendam que EM TUDO DAI GRAÇAS! Porque: “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28), até a ausência de riqueza, saúde e alegria em determinados momentos da vida.