segunda-feira, março 29, 2010

O que há de novo no Evangelho de Tomé?


Fragmento do manuscrito do Evangelho de Tomé

Novas descobertas de manuscritos continuam a expandir nosso conhecimento a respeito do que estava realmente acontecendo na antiguidade. O acolhimento de novos conhecimentos, por vezes, pode exigir de nós que criemos novas histórias. No entanto, como uma estudiosa da Bíblia, eu sou constantemente confrontada com o fato de que nossos velhos modelos acadêmicos são difíceis de eliminar. Por quê? Porque há uma resistência geral a mudar o entendimento anterior da Bíblia com base na descoberta de "novos" manuscritos não-bíblicos. Por um lado, a visão religiosa que a Bíblia é antiga, confiável e sagrada tornou-se um ícone cultural de nossa sociedade. Em segundo lugar, não só os crentes são investidos na manutenção da fé tradicional, mas os estudiosos são investidos na manutenção de seus anteriores pareceres acadêmicos.

Tenho notado que novas descobertas de manuscritos são muitas vezes rotuladas de uma forma que diminui sua importância, tanto nas comunidades religiosas quanto na academia. Estudiosos determinam que esses manuscritos "pós-encerramento” da Bíblia, permitem-lhes colocá-las sobre a mesa. Esses manuscritos são chamados de "gnósticos", para os estudiosos, significando que foram escritos por "hereges" que corromperam as Escrituras e que foram expulsos da Igreja, pelo fato de se recusaram a adorar o Deus Criador YHWH, prestando homenagem a "um deus" que eles acreditavam existir além do universo. Eles são considerados como "falsos", um termo jurídico que identifica os seus autores como criminosos que falsamente assumiram identidades apostólica. O que isso pode significar para 2 Tessalonicenses, Colossenses e Efésios (todos reivindicando a autoria de Paulo, mas provavelmente não escrita por Paulo) que raramente cruza a nossa mente, porque as letras bíblicas não podem ser falsas? Eles não são nem "anônimos" ou "pseudônimos".

Por causa dessa resistência, pode-se levar décadas para descobrir o que significa um manuscrito e colocar em prática um novo modelo que faça sentido para novos elementos. Pode demorar ainda mais para este novo modelo se tornar de conhecimento comum, distribuídos fora da academia.

Um caso ilustrativo é o Evangelho de Tomé. Está entre um dos mais de 50 textos descobertos em 1945 por beduínos no deserto do Egito e veio a ser conhecido como o codice de Nag Hammadi. Ao contrário dos evangelhos canônicos, que não contém uma narrativa da vida e ministério de Jesus, mas sim uma coleção de ditos de Jesus, alguns dos quais também são registrados nos evangelhos canônicos. Foi imediatamente rotulado gnóstico, tardio, secundário, biblicamente dependente de apoio e inautêntico. Assim como os modelos velhos morrem duramente, assim, também, as primeiras impressões do passado, hoje, se você abrir qualquer livro que trate do Evangelho de Tomé, você vai ver que é assim que é ainda descrito. No entanto, durante o intervalo de 50 anos, desde que foi publicado pela primeira vez, temos trabalhado muito duro para entender este texto. Nos esforçamos com o rótulo gnóstico por um longo tempo, até que se percebeu que os gnósticos não são um único grupo e que o Evangelho de Tomé não representa nenhum dos vários tipos que existem (Sethian, Valentiniano ou de qualquer outra comunidade cristã gnóstica), porque lhe falta referências à mitologia gnóstica distintiva, incluindo o recurso que os marca que é o deus de culto, não o Deus Criador YHWH, mas um deus além do nosso universo.

Se não é gnóstico, então como explicar o fato de que o texto tenha uma orientação esotérica, é pró-celibato, exige que os fiéis permaneçam solteiros, e favorece uma visão do fim do mundo como "realizado" (como muitos textos gnósticos não)? O Brasil e o Novo Mundo não são eventos do futuro, mas já vêm chegando sem que ninguém perceba. Então os discípulos perguntam a Jesus: "Quando os mortos irão descansar, e quando é que o novo mundo virá?" Jesus responde: "O que você procura veio, mas você não percebeu" (Tomé 51). Tal como no Evangelho de João, Jesus já lançou o fogo do juízo sobre o mundo. Jesus exige que seus seguidores procurem sinais de Deus antes de sua morte, a fim de obter a vida eterna, dizendo: "Contemple o Vivente enquanto estiver vivo, caso você morra e (então) pretendendo vê-lo, você não seja capaz de ver (ele) "(Tomé 59).

Os crentes não verão Jesus, que vinha com as nuvens, como foi ensinado por outros cristãos. Ao contrário, ele aparecerá para aqueles que se fazem como crianças, sem medo e sem vergonha: Seus discípulos disseram: "Quando você vai aparecer para nós? Quando vamos ver você? Jesus disse:" Quando você se despir, sem vergonha, tirar o seu vestuário, colocá-los sob seus pés como crianças pequenas, e pisar sobre eles. Então, [verá] o Filho do Deus Vivente, e você não vai ter medo "(Tomé 37).

Este ensinamento invoca a história do Gênesis no qual Adão era visto como uma criança antes da queda. No Evangelho de Tomé, ao voltar para o jardim como um Adão primordial, significa que você teve que renunciar ao seu corpo e abraçar o celibato. O estado ideal necessária para visões de Jesus, é um recriação do estado do indivíduo, não do cosmos.

O tipo de religiosidade encontrada no Evangelho de Tomé não é tão incomum. Você pode encontrar referências na literatura bíblica e não-bíblica. Não é nada mais do que uma expressão da mística cristã que se desenvolveu a partir de uma anterior, a apocalíptica orientava o cristianismo para um desejado fim imediato do mundo. Quando o fim não aconteceu, os cristãos foram obrigados a repensar e reescrever seus queridos ensinamentos apocalípticos.

Textos como Lucas-Atos (Atos 1,6-8) nos mostram que alguns cristãos optaram por adiar o fim indefinidamente através da criação de um longo período da igreja e seu ministério antes do final. Outros textos como o Evangelho de Mateus (24.36) racionalizada que o fim viria, mas nem mesmo o Filho sabe quando. Ainda outros, como João e Tomé desmoronaram do final para o presente, porque o mundo velho havia acabado com o fim da vida de Jesus, e, no Novo Mundo, começou com a igreja que agora estava experimentando todas as promessas do reino. No caso do Evangelho de Tomé, os cristãos estavam tentando viver como eles achavam que seria no final dos tempos, como os anjos no céu. Então, eles deixaram o casamento e o sexo acreditando que seus corpos já estavam sendo transformados nos corpos espirituais glorificados da ressurreição. Intimidade com Deus, visões de Jesus, o estatuto de igualdade com os anjos, o mundo novo, vida além-morte, estavam já a sua disposição.

Podemos até localizar esta forma mística do Cristianismo historicamente. É uma forma que se desenvolveu no leste da Síria no final do primeiro e início do segundo séculos, uma forma de cristianismo que era herdeiro de tradições místicas do judaísmo antigo e um precursor para mais tarde da Ortodoxia Oriental. Eu acho que “o lugar” de Tomé, no início do cristianismo, foi, originalmente, identificado erroneamente por representar uma espécie de cristianismo estranhos à tradição canônica, ou desviantes a partir dele. O Evangelho de Tomé foi erroneamente identificado no início, porque interesses teológicos ocidentais controlaram a sua interpretação dentro de um quadro ocidental cristão, que não podia explicar a sua estrutura, estranhamente místico. No entanto, agora sabemos que, em parte pelas descobertas de manuscritos como a coleção de Nag Hammadi, que houve uma multiplicidade de grupos, crenças e tradições das diversas comunidades cristãs primitivas. Estudiosos que rotulam erradamente o Evangelho de Tomé como gnóstico, terão que trabalhar duro sobre outras tradições que também pensavam ser estranhas, heréticas e tardias.

Velhos modelos e hábitos são difíceis, mas eles devem morrer.
-----------------

Apesar da tradução não estar suficientemente boa, acredito que este texto possa levá-lo a uma boa consideração a respeito de novas descobertas arqueológicas, dentre outras ciências que podem nos servir com novos subsídios, que deveriam promover uma releitura das Escrituras e, consequentemente, a uma nova reforma cristã tando em sua dogmática quanto em relação à práxis. Para tanto, quero lhe indicar a leitura do interessante livro de Brian Maclaren, A Mensagem Secreta de Jesus - Desvandando a verdade que poderia mudar tudo. Cuja sinopse se encontra abaixo.

Acredito que precisamos buscar cada dia, uma leitura mais coerente e menos constrangedora da realidade encontrada nas palavras de Cristo, uma leitura que já vem sendo requerida por meio do testemunho da Igreja na história, em que pese o cristianismo atual não estar ajudando os homens a promoverem um mundo mais fraterno, justo e solidário. Onde as Palavras do Senhor não estejam sendo distorcidas e sempre precedendo ações que escarneçam sua obra. Essa nova leitura deve levar o povo de Deus a amar mais seu semelhante e menos às coisas, bens, poder e prestígio, demonstrando em obras de fé, de fato e de verdade, que somos verdadeiros discípulos de Jesus (João 13.34,35).
Deus abençoe sua meditação e o conduza pelo poder de seu Espírito.

Brian McLaren propõe as perguntas mais relevantes que o Cristianismo poderia enfrentar: Seria possível que a Igreja entendeu tudo errado ou que tenha até mesmo distorcido intencionalmente a principal mensagem de Jesus? Todos acreditamos que Jesus estava certo, mas e se ele estivesse certo de uma forma completamente diferente? E se muitos de nós estivermos praticando uma religião que perdeu seus tesouros mais valiosos que estão escondidos na verdadeira mensagem de Jesus de Nazaré? McLaren nos convida para uma análise dura e uma reflexão profunda, cujos resultados e respostas encontrados poderão mudar radicalmente nossas idéias, prioridades e práticas espirituais.