quarta-feira, março 24, 2010

Discípulos de verdade

Muitas pessoas se dizem discípulas de Jesus, cristãos (que no grego era a nomenclatura utilizada pelos romanos para menosprezar os fiéis, significando literalmente, “cristinhos”, “pequenos cristos”), pois aqueles homens eram instados a serem imitadores de seu Mestre (I Co 11.1; Ef 5.1). Verifique abaixo três coisas caracterizam o discípulo verdadeiro, se você estiver fazendo exatamente o que Cristo ensina, então poderá se considerar um discípulo verdadeiro. Caso contrário, você poderá estar se confundindo entre “ser religioso” e ser “cristão”.


“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me ” (Lc 9.23).

1ª Característica

O discípulo verdadeiro "nega a si mesmo" compreendendo que sua vida pertence a Deus, em todos os sentidos, tendo o Senhor pleno controle de todas as dimensões de seu ser, de sua existência. Isso é oriundo de um coração que sabe que depende de Deus para que tenha vida, para que seja salvo, e, que em si mesmo, não pode conquistar a redenção de sua alma.


2ª Característica

O discípulo verdadeiro "toma cada dia a sua cruz" vivendo conforme a vida se lhe apresenta, dando perfeito testemunho da operosidade da graça do Senhor, independentemente de estar bem financeiramente, ou com boa saúde, ou feliz. Em toda e qualquer situação vive para Deus, rendendo-lhe louvores por tudo. Ciente de que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Essa é uma das características menos compreendidas no meio cristão. Verifique os textos Mt 6.34; II Co 11.20-33 e Fp 4.11-13.

Não seria uma questão de fatalismo, de se conformar com a tristeza quando esta nos aflige, mas, de encarar as mazelas da vida sob a convicção de que Cristo nos dará a força devida para superarmos tais situações. Dificuldades são coisas que vão em vem e só deixarão de fazer parte de nossas vidas quando nos encontrarmos definitivamente com Cristo.


3ª Característica

O verdadeiro discípulo "segue" Jesus andando em suas pegadas, fazendo o que Ele fazia, ensinando o que Ele ensinava e pregando o evangelho do Reino. O verdadeiro discípulo imita o Senhor em suas atitudes e não somente em suas palavras. Ser seguidor do Senhor é ser seu imitador. O texto que resume o que tenho lhe dito é este:

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.34,35).

A pergunta a se fazer sobre este texto é: “Eu tenho amado a meu próximo como Cristo me amou, dando sua própria vida por mim? Será que tenho amado meu semelhante a ponto de ajudá-lo em situações difíceis, ensinando-lhe o Evangelho e pregando-lhe o Reino de Deus?”

Ou será que você é somente um religioso, que vai para todas as programações da igreja, que pula, canta e ora, mas, que não tem dedicado parte de sua vida para por em prática aquilo que Cristo nos deixou como ensinamento para ser imitado?

Como não sou e nem quero ser seu Juiz, julgue-se a si mesmo.