segunda-feira, maio 17, 2010

Devocional - A Oração de Jabez

“Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que tinha pedido ” (Sl 40.1).

Jabez era da tribo de Judá, da linhagem de Jesus. Sua petição é uma tipificação do que ocorrerá aos que crerem em Cristo, fronteiras alargadas, bênção eterna e também alegria constantes. Essa tipificação é parte da cosmovisão do Isarael primitivo, que sofreu evoluções e isso se observa nas Escrituras, a respeito da vida de quem serve e confia em Deus. Não necessariamente ocorreu que Jabez jamais precisasse trabalhar para seu sustento, ou que não pudesse ter dificuldades familiares, ou que depois disso jamais passasse por alguma privação qualquer. A resposta à oração de Jabez era a presença divina constante em sua vida, por meio de sua fé, que lhe dava condições de superar tudo sob a graça do Pai. Sua fé lhe era suficiente para lidar com seus problemas e isso, sob o amor e orientação de Deus, era por demais maravilhoso. Isso não quer dizer, porém, que Jabez ficou milionário da noite para o dia, que seus vizinhos lhe deram suas terra e que ele viveu de pernas para cima. Isso não é vida para um servo de Deus, pois se Deus trabalha até a noite e Jesus também, então, também temos que lutar todos os dias pelo pão.

O próprio Cristo disse: "No mundo passareis por aflições..." (Jo 16.33), informando-nos que não estaremos isentos de dificuldades, ao contrário, devemos glorificar e das graças a Deus por provações que passamos (Tg 1.2-4; cf. Hb 12.9-12). O justo viverá segundo a fé das Escrituras e não segundo suas vontades, pois, conhecemos que a vontade do Senhor que é: "perfeita, boa e agradável" (Rm 1.16,17; 12.2; Hb 10.37-39).

Não andemos ansiosos pelo dia de amanhã, para satisfazer nossos desejos de consumo e termos uma vida material próspera. O Senhor é quem nos sustenta e, em sua fidelidade, não nos desamparará. Se formos provados que o sejamos para a glória de Deus, se obtivermos paz e refrigério que o nome do Senhor seja louvado.

Enfim, na tristeza ou na felicidade, na saúde ou na doença, na angùstia ou na paz, que a noiva de Cristo glorifique seu nome!