segunda-feira, abril 12, 2010

Deus e o Holocausto - Comentário à resposta do Rabino

Interessante a resposta do Rabino, faz-me lembrar da afirmação de Jesus: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). As Escrituras deixam muito claro, em vários momentos, que ninguém está isento de sofrer tragédias em sua vida. Sejam elas mundias, nacionais, municipais, ou individuais, fazem parte da vida humana. Tal assunto me lembra também outra frase, uma que ouvi de uma jovem sobre o falecimento de um estimado amigo: "Para morrer basta estar vivo".

Não é uma questão de fatalismo, nem uma sugestão ao conformismo, mas, uma dedução que deveria ser simples para todos. Apesar de nossa fé em Deus, de nossa certeza de salvação em Cristo, "no mundo teremos aflições"! Nossa oração então deve voltar-se ao Senhor com um clamor diferente, um pedido de fortalecimento nos momentos de tragédia e dor, uma afirmação de fé em que saibamos que "ainda que nós andemos no vale da sombra da morte, não tememos esses males" (veja Salmo 23).

Seria estupidez minha afirmar que não choraríamos e nem sofreríamos, seria idiotice dizer que ninguém deve expressar sua dor diante de Deus, e até lhe expor sua inconformação com situações como essas (Jeremias fazia muito isso!). O Pai conhece nossas fraquezas e não olha com olhos de tirano nossos questionamentos, mas, está ao nosso lado lamentando a maldade humana que nos torna capazes de aniquilarmos uns aos outros.

Nos resta imitar o comportamento do apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4.7,8). Vivendo com disposição de superar todas as coisas, mesmo que nem sendo tão eficientes assim, mas certos de que nossa coroa da justiça está guardada e nosso dia de total vitória sobre o mal chegará!