segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Muro do período do Rei Salomão é Encontrado em Jerusalém

Por Maayana Miskin
Tradução: Pr. Luciano Costa
Fonte: Israel National News

(IsraelNN.com) arqueólogos da Universidade Hebraica revelaram ter encontrado um antigo caminho em Jerusalém. Acredita-se que data da época do rei Salomão, juntamente com as estruturas, incluindo uma porta de entrada e a fundação de um edifício. Dr. Eilat Mazar, o líder da escavação arqueológica, disse que os resultados remontam o tempo do Primeiro Templo.

A descoberta mais recente inclui um muro de pedra com 70 metros de cumprimento, e seis metros de altura, uma pequena casa junto a uma porta de entrada principal para o que antes era o pátio real, um edifício que servia os funcionários municipais, e uma torre com vista para o rio Cedrom.

Segundo Mazar, é provável que a parede seja o muro construído pelo rei Salomão. "Esta é a primeira vez que um edifício encontrado coincide com as descrições do edifício construído pelo rei Salomão em Jerusalém", disse ela.

O terceiro capítulo do livro bíblico dos Reis descreve que o rei Salomão construiu "sua própria casa, e a casa do Eterno, e a muralha de Jerusalém em redor". O muro atesta uma capacidade de engenharia relativamente avançada, disseram os arqueólogos. Isso ocorreu na Jerusalém histórica, entre a cidade de David e o Monte do Templo.

Nos restos do edifício público, foram descobertos, ao longo da parede, cacos de cerâmica que os investigadores utilizaram para estimar a data em que o edifício foi utilizado - cerca de 10 a.C. Um dos fragmentos foi gravado com escrita hebraica dizendo: "Para o chefe ..." Mazar acredita que o fragmento, parte de um jarro, pertencia à padaria Real.

Outros jarros tinham um selo dizendo: "Porque o rei" em hebraico. Dezenas de selos foram descobertos ao se utilizar uma técnica de peneiramento da água. O edifício foi devastado pelo fogo, disseram os pesquisadores, mas os jarros que foram encontrados no local foram a maior descoberta em Jerusalém até a data.

As descobertas foram feitas durante um mês, ao longo da escavação executado pela Universidade Hebraica de cooperação com a Israel Antiquities Authority, East Jerusalem Development Ltd, and the Israel Nature and Parks Authority. A escavação é patrocinado por Daniel Mintz e Berkman Meredith de Nova York.