terça-feira, novembro 18, 2008

FOI ENCONTRADO O “MAIS ANTIGO MANUSCRITO HEBREU”

30 October 2008 - BBC News


Cinco linhas de um manuscrito em um caco velho de cerâmica pode ser o mais antigo exemplo de escrita hebraica já descoberto em Israel, diz que um arqueólogo.

O caco foi encontrado por um escavador adolescente voluntário, durante cerca de 20 km a sudoeste de Jerusalém.

Especialistas da Universidade Hebraica afirmaram que o achado pode ter sido escrito 3000 anos atrás - cerca de 1000 anos mais cedo do que os Manuscritos do Mar Morto. Outros cientistas, porém, advertiram que era necessário um estudo mais aprofundado para compreendê-lo e confirmar tal suposição.

Investigações preliminares, desde que o caco foi encontrado em julho, decifraram algumas palavras, inclusive, juiz, escravo e rei. Os caracteres são escritos em proto-Cananita, um precursor do alfabeto hebraico.


Rei David


O arqueólogo chefe Yosef Garfinkel o identificou como hebraico, por causa de um verbo de três letras que significa "fazer". O que ele afirma ser utilizado apenas em hebraico. "Isso nos leva a crer que isto é hebraico, e que esta é a mais antiga inscrição em hebraico que tenha sido encontrada", disse ele.

O caco e outros artefatos foram encontrados no site do Khirbet Qeiyafa, com vista para o Vale de Elah onde a Bíblia diz que David lutou com o gigante filisteu Golias. Garfinkel disse que o achado poderia lançar signficativa luz sobre o período de reinado do Rei David. "A cronologia e a geografia de Khirbet Qeiyafa cria um único ponto de encontro entre a mitologia, história, arqueologia e a historiografia do Rei David."

Apesar disso, seus colegas na Universidade Hebraica disseram que os israelitas não foram os únicos a utilizar caracteres proto-Cananitas, portanto, fica difícil provar que era hebraico e não algo relacionado com uma língua falada na região naquela época.

O arqueólogo da Universidade Hebraica Amihai Mazar disse que a inscrição era "muito importante", pois é o mais longo texto proto-Cananita já encontrado. "A diferença entre os manuscritos e as línguas, entre si, nesse período, permanece pouco clara", disse ele.