quinta-feira, março 15, 2007

Não havia nenhuma Maria Madalena na tomba de Talpiot

Stephen Pfann escreveu sua interpretação [tradução] que, segundo o Dr. Jim West, “é a mais correta e definitiva a respeito do suposto ossuário de ‘Maria Madalena’” (reivindicado por Jacobovichi e outros como sendo verdadeiro). Veja um resumo de suas conclusões abaixo:

* A transcrição original da inscrição está incorreta.

* Na inscrição não se lê “Mariamene a mestra”, nem o nome Mariamene ou Mariamne aparece no ossuário afinal.

* A inscrição reflete dois escritores diferentes, que usaram formas distintas de escrita do grego.

* A leitura correta da inscrição seria “Mariame e Mara”, baseada nas inscrições contemporâneas paralelas e documentos.

* O ossuário continha os ossos de pelo menos duas mulheres diferetes, enterradas em épocas diferentes, uma chamada Mariame e a outra Mara.

* Não há suporte algum para afirmar que aquele ossuário era o de Maria Madalena.

Como a maioria dos “achados” a respeito do sepulcro de Jesus, este documentário não tem força comprobatória em suas fontes e não deixa de ser somente mais uma investida dos adversários de Cristo contra a fé de seus seguidores.

Para ler todo o artigo de Stephen Pfann, com fotos do ossuário, visite o endereço: http://www.uhl.ac/MariameAndMartha/

Para visitar o blog do Dr. Jim West, visite o endereço: http://drjimwest.wordpress.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Pastor Luciano,

Não pude deixar de ler seus comentários sobre a suposta tumba de Jesus e sua família. Sou cético quanto a qualquer coisa relacionada a religião, mesmo tendo sido seminarista agostiniano e por quase toda vida, tendo sido aluno de colégio e faculdade Jesuítas. Mas enquanto ser racional e numa abordagem totalmente científica excluindo-se portanto a fé, discordo do ponto de vista sustentado.
Acho plausível que Jesus tenha sido enterrado e tido filhos e irmãos.Afinal, vendo com os olhos daquela época, não seria aceitável que um homem, ainda mias um lider político como jesus, não fosse casado. Iso se aplica a José "crescei e multiplicai". Sabemos que a Bíblia, em especial o Novo Testamento, foi escrito por Monges copistas que suprimiram a bel prazer passagens e alteraram outras ( vide os textos apócrifos). Acho difícil que numa sociedade matriarcal como era/é a judia, a mulhger não tivesse papel de destaque. Por isso difícil compactuar com a idéia de que Maria Madalena fosse uma mera prostituta arrependida. A verdade é que a Bíblia, apesar de todo cunho moral que possui, não é fonte confiável para nenhuma análise. No fundo penso que tudo foi uma questão política, como foram as fogueiras da inquisição e o poder do Vaticano e de outras denominações cristães contemporâneas. Tudo acaba sendo jogo de poder.
Acredito que Jesus teve irmãos e até filhos pq não??? Qualquer coisa que se diga ao contrário, sem um embassamento racional, estará indo em direção à fé (às vezes cega) portanto variável de indivíduo para indivíduo. A mesma fé que tem servido de fomento para guerras e discórdias à 5.000 anos.

Thiago Siqueira

thiagosramos@uol.com.br

Luciano Costa disse...

Graça e paz Thiago, obrigado por comentar o post.

Como você afirma ser cético "quanto a qualquer coisa relacionada a religião", fica difícil discutir o assunto. Primeiramente porque o fundamento primevo da fé cristã está em que Jesus ressuscitou, segundo, que a fé deve estar sob o juízo da razão, porém, não dominado por ela. Crendo-se em ressurreição, crê-se numa realidade sobrenatural que está além de fatos científicos e "provas" de quaisquer natureza.
Quanto as Escrituras e seus copistas, certamente há algum problema de traduções e entre versões dos livros, entretanto, são mínimos e não são tão graves. Os livros apócrifos são assim chamados por sua própria natureza "espúria", não servindo de fundamento comprobatório de sua afirmação. Eu considero a Bíblia como verdadeira Palavra de Deus, a partir do momento que verifico a preservação de seu conteúdo original até os dias de hoje, com o mínimo de distorções desde sua concepção. O modelo histórico crítico, certo em muitos de seus questionamentos, demonstrou fortemente a resistibilidade do texto bíblico ante as mais duras provas da crítica da fonte e da redação. Portanto, além de suportar o castigo da história, da imparcialidade da crítica, seu conteúdo é histórico e, principalmente, experiencial até os dias de hoje.
Como você, existem outros teólogos que acreditam que Jesus não morreu na cruz, ou não ressuscitou. Nem por isso a fé perdeu sua razão... Não é uma questão que esteja sob o escopo da racionalidade, o evangelho é mesmo uma santa "loucura".
Quanto a Jesus ter filhos e ter se casado com Maria Madalena, prostituta ou não, seria crível caso houvesse algum relato tão fidedigno quanto os que temos hoje que afirmam o contrário. Se Jesus fosse um mero político, mesmo proeminente, não teria relatada em várias ocasiões maiores informações sobre sua vida e possível família? Só que não há, o que existem são ficções sem pé nem cabeça e, se você conhece mesmo os textos a que se referiu, há de concordar que por seu conteúdo e natureza não são confiáveis.

Deus te abençoe e te guarde!

Luciano Costa disse...

Bom Jaldomir, seus 99% de convicção não podem ser contrariados por outros especialistas? E se são provas mesmo não deveriam ser definitivas e inquestionáveis?
Bom, poderíamos conversar se sua "inteligência" dominasse sua intolerância.

Unknown disse...

Thiago...Vc realmente acredita no amor de Jeová,DEUS Pai???no poder dele??? acha q DEUS mandaria seu Filho Jesus Cristo para tumulto???lembre-se de uma passagem biblica Thiago Siqueira..."maldito o homem q confia na palavra do homem"...vc acha q DEUS,o Jeová,vc acha q nosso pai celeste iria permitir isso???ELE TEM PODER PARA CORRIGIR,PQ ELE É O DEUS DO IMPOSSIVEL...se vc acredita em DEUS,sabe q ele não iria deixar seus filhos crerem no incorreto...DEUS é o DEUS do impossivel...em um piscar de seus olhos ele esclareceria tudo ha seus filhos...pq ele é verdadeiro e é amor,,,se vc realmente acredita em DEUS criador do céu e da terra,acredita realmente no poder de DEUS,não acha q ele teria poder suficiente para mostrar a verdade ha seus filhos???Sabe qual é seu problema cara,vc olha mto para o mundo...olhe para Cristo Jesus,e pessa a ele,para te mostrar o verdadeiro...pq ele realmente é aquilo q esta na biblia...o MESSIAS,O CRISTO...dizendo isso q vc disse,q Jesus teve filhos e tudo mais,tambem esta distorcendo o livro q DEUS escreveu,a biblia,pq diz assim.."nada foi escrito por vontade humana,apenas por intermedio deles,mas vem tudo de DEUS"...DIZENDO Q A biblia esta incorreta,esta dizendo q DEUS esta incorreto,oq DEUS disse ao profeta João'do novo testamento'??"oq vc vê e ouvir,escreve em livro"...não esta crendo no seu crisador amado...pare e reflita,,,esta olhando para o mundo...q DEUS te abençoe e te preserve do mal...e q JESUS Cristo te mostre o céu,pra q o mundo não te atraia mais