quinta-feira, março 03, 2016

Pastoral - SOBRE O AMOR - Parte I




Atitude é Essencial

Philip Yancey, um escritor e jornalista cristão, disse uma vez que as palavras têm uma tendência a se deteriorarem com o tempo, por causa do mau uso. Amor é uma dessas palavras que na boca de algumas pessoas perdem totalmente seu significado.

Muitos confundem amor com sentimentalismo, com carícias, com palavras de elogio, ou crêem firmemente que o ato sexual é uma prova pontual de amor. Outros acham que amar é nunca contrariar alguém querido, que é satisfazer todos os seus desejos, quando muitas vezes é necessário repreender a quem se ama para por fim em situações perigosas.

A maioria dessas coisas compõe um ato de amor, mas sozinhas não o definem, não o compreendem. João nos ensina que o amor cristão é de verdade e é a verdade:

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos só de palavras, mas de fato e de verdade” (I Jo 3.16-18).

Esta fórmula indica dois aspectos essenciais do amor: para ser autêntico, deve traduzir-se em atos concretos; mas só será verdadeiramente cristão, se prolongar nas vidas o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo (v. 16), tal demonstração de amor aconteceu quando Jesus deu sua vida por nós na cruz. Esse amor é verdadeiro, pois teve um motivo honroso e conseqüências maravilhosamente reais em nossas vidas. Tal amor é, portanto, a própria expressão da fé derramada sobre o indivíduo cristão e compartilhada por ele (II Jo 1-2). 

O amor deve ser operoso e deve incluir nossos bens materiais. O verso 17 nos ensina que devemos abrir nosso coração em favor dos necessitados, que devemos nos preocupar com os socialmente oprimidos. Amar assim é ser a verdade (v. 19; cf. Jo 18.37); A palavra de Deus é a verdade, Deus é a verdade; Deus é amor e sua palavra a verdade de onde reconhecemos seu amor.