segunda-feira, janeiro 25, 2010

QUANTA MALDADE - Um desabafo...

Certa vez, em uma aula de pneumatologia para um curso de teologia, um aluno disse para eu não continuar ensinando o conteúdo sobre os dons carismáticos, pois, por ser eu um “tradicional”, não sabia do que estava falando e que ele iria orar para que Deus “me ensinasse” qual era meu lugar. Já que ele havia orado por outro professor e esse havia se acidentado e estava com grandes dificuldades para andar, que depois desse fato começou a entrar na sala com mais “humildade”, “pianinho”, conforme o próprio aluno afirmara. Que coisa, não? Um indivíduo que está se preparando para o ministério pastoral ameaçar um pastor, irmão em Cristo, com a frase: “vou orar pelo senhor!”

Meu encontro com o Senhor se deu numa igreja pentecostal, cujos dogmas passei a conhecer e praticar nos três anos que ali permaneci. Como minha conversão causou grande impacto em minha vida, não consegui ficar aguardando os cultos e aulas na EBD para aprender mais sobre Cristo. Li a Bíblia toda nos meus quatro primeiros meses de converso, e, em menos de um ano, já estava freqüentando um curso de teologia onde aprendi a questionar, conforme os textos originais, a dogmática cristã. Faço isso ainda hoje e percebo que muita coisa, como afirma Caio Fábio, que tais dogmas são “quase todos nascidos da e na Igreja de Constantino; não do e no Evangelho...” (artigo: Quase ninguém mais suporta o evangelho!). O que me deixa realmente assustado com tudo isso, é que indivíduos que afirmam professar uma fé cristã não tenham o mínimo de curiosidade para averiguar, dentro de suas possibilidades, a veracidade daquilo que eles praticam em sua vida devocional diária. “O pastor falou tá falado!” “Se ele disser que Deus vai me deixar rico, eu quero! Se ele falou que Deus vai me curar de qualquer coisa, eu quero! Se ele falou que Deus vai me colocar acima dos meus semelhantes, eu quero! Se ele falou que eu sou poderoso, que posso ver o passado e o futuro, eu quero! Se ele falou que posso orar para Deus destruir meu inimigo, eu também quero! Não interessa se esse é o desejo do Senhor, nem se a Bíblia não está ensinando nada disso, mas, o pastor está na televisão, é rico e tem outros milhares de fiéis acreditando nisso, então, eu tô dentro!”

Prega-se uma fé de ódio contra os inimigos, de destruição, sob a total falta de discernimento e de contextualização de alguns textos proféticos, sem sequer levar em consideração o que Jesus disse a respeito do assunto: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial” (Mt 5.38-48).

Ao contrário disso, há “crentes” que se deleitam em dizer que a tragédia do Haiti se deu por causa de sua prática do vodu, que Deus está mostrando àquele povo “quem é que manda”. Ninguém se preocupa em saber quanto aquela nação é massacrada pela histórica exploração política e econômica de outros países, que o terremoto ocorreu por causa de uma falha geológica que existe em outros países, que aqueles pessoas também são alvo do amor de Deus e que a morte de Cristo também pode lhes trazer salvação. Há “crentes” de regozijam ao saber que seu irmão caiu, que teve seu pecado “desmascarado” e agora “vai pagar”, sendo humilhado diante dos membros da igreja por causa de algum erro. Existem “irmãos” que chegam ao êxtase ao saber que alguma desgraça ocorreu a seu desafeto, afirma com um sorriso enorme que “Deus fez justiça”. Parafraseando: Maldade das maldades, tudo é maldade...

Esse é um dos motivos pelo qual só quem gosta de crente é Jesus, pois é o único ser capaz de amá-lo e de perdoá-lo. Mesmo que existam alguns orando e pedindo que ele machuque seus semelhantes...