terça-feira, fevereiro 24, 2009

SUPLEMENTO ARQUEOLÓGICO - A REVOLTA DOS MACABEUS

NOVAS INSCRIÇÕES ENCONTRADAS NO PARQUE NACIONAL DE BEIT GUVRIN-MARESHA REVELAM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESTELA REAL DO MUSEU DE ISRAEL (16/2/2009)

A Estela de Heliodoro com todos os seus pedaços restaurados – Foto: Peter Lenny, Museu de Israel em Jerusalém



As inscrições, encontradas pelo Dr. Ian Stern do “Seminário Arqueológico” na escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel , relata a revolta dos Macabeus


Uma inscrição real grega – “A Estela de Heliodoro” – que consiste de 28 linhas escritas em uma pedra calcária, foi exibida no Museu de Israel, Jerusalém, dois anos atrás, cedida por Michael e Judy Steinhardt, Nova York. É considerada uma das inscrições antigas mais importantes encontradas em Israel. Recentemente, três fragmentos menores de uma inscrição grega foram encontrados em uma escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel em Maresha, localizado dentro do Parque Nacional de Beit Guvrin, na supervisão do doutor Ian Stern e Bernie Alpert. Foi o doutor Dov Gera (da Universidade de Ben Gurion do Negev), quem estudou as inscrições para ele apresentadas pelo doutor Stern, e que determinou que os fragmentos foram de fato a porção mais baixa "da Estela de Heliodoro". Esta descoberta confirmou a suposição que a estela originalmente esteve em um dos templos no Parque Nacional de Maresha-Beit Guvrin (hoje). Os novos fragmentos foram descobertos em um complexo subterrâneo por participantes no Instituto de Seminários Arqueológicos, no programa "Cavando durante um Dia".


Como publicado pelo professor Cotton and Wörle, em 2007, esta estela real de pedra contém a proclamação do rei selêucida, Seleucus IV (irmão de Antiochus IV), e data de 178 aC. O conteúdo da estela traz luz sobre o governo selêucida e seu envolvimento com templos locais, mencionando um nome individualmente, Olympiodoro, apontando-o como supervisor dos templos em Coele Síria-Fenícia, incluindo a Judéia. A ordem do rei foi enviada para Heliodoro, que provavelmente é a mesma pessoa mencionada em II Macabeus 3. De acordo com a história em Macabeus, Heliodoro e o representante do rei Seleucus IV, tentaram roubar o tesouro do tempo de Jerusalém, mas, em vez disso foram severamente derrotados, resultado de intervenção divina. Três anos depois Seleucus IV foi assassinado e sucedido por seu irmão Antiochus IV que consequentemente emitiu um édito da perseguição contra o povo judeu, provocando a Revolda dos Macabeus.


Em resumo, pode ser determinado que esta estela real originada na cidade de Maresha, acrescenta evidência arqueológica importante e contexto histórico para entender o período que conduz até a Revolta dos Macabeus, um evento celebrado cada ano nas férias de Hanukah. O doutor Ian Stern, o diretor de escavação, em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel acrescenta, “esta descoberta é o fruto de um esforço conjunto da parte dos Seminários Arqueológicos, do programa “Cavando durante um dia” e a Autoridade de Antiguidades de Israel. Além do pessoal do Natureza de Israel e da Autoridade de Parques, no Parque Nacional de Beit Guvrin”.


A estela do Museu de Israel foi uma publicação de H. Cotton e M. Wörrle (2007, Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik) e a porção encontrada na escavação de Maresha será publicada em breve pelo Dr. (próximo, Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik( .


Para maiores informações:


Omri Gal, Israel Nature and Parks Authority, 057-2212270

Meyrav Shay, Israel Antiquities Authority, 052-4284408, meyrav@israntique.org.il

Fonte: Autoridade de Antigüidades de Israel


TRADUÇÃO DA ESTELA:


Dorymenes para Diophanes, saudações. A cópia da carta entregue a nós por Heliodoros, que está encarregado dos assuntos é fechada (?) (anexada? foi encerrada?). Você fará bem, se você tiver o cuidado de executar tudo segundo as instruções.


Ano 134 (isto é 178), 22 do mês de Gorpiaios


Heliodoros a Dorymenes, meus cumprimentos de irmão. A cópia que da ordem do rei acerca de Olympiodoros entregou-nos é colocada em baixo. Você fará bem, se você tiver o cuidado de executar tudo segundo as instruções.


Ano 134, 20 (?)do mês de Gorpiaios


Rei Seleucos a Heliodoros, meus cumprimentos de irmão. Tenha consideração máxima da segurança dos nossos assuntos, e pense ser este o mais importante assunto de nosso reino quando os que vivem na nossa monarquia dirigem as suas vidas sem medo, e, ao mesmo tempo, crendo que nada pode prosperar se não for por causa da boa vontade dos deuses. No início fizemos disso nossa preocupação para assegurar que os santuários fundados por outros sátrapas recebam as honras tradicionais com o cuidado que convém a eles. Mas desde os assuntos em Coele Síria-Fenícia, eles necessitam que indiquemos alguém para cuidar deles (isto é, dos santuários) . . . Olympiodoros . . .


Fonte: http://www.library.upenn.edu/cajs/fellows08/cotton-transcription.html