quarta-feira, dezembro 03, 2008

"DAVID E GOLIAS" CIDADE ENCONTRADA EM ISRAEL?

Mati Milstein em Tel Aviv

para Notícias National Geografic

21 de Novembro de 2008


Os restos de uma porta antiga apontam a posição da cidade bíblica Sha'arayim, dizem os arqueólogos que trabalham em Israel.

Na Bíblia o jovem David, futuro rei de Israel, é descrito como quem batalha contra Golias no Vale de Elah, perto de Sha'arayim.

A porta fortificada da Fortaleza Elah — a segunda encontrada no sítio – comprova a existência de Sha'arayim, que significa "duas portas" em hebraico, disse o arqueólogo da Universidade hebraica Yosef Garfinkel.

"Em todos os sítios descobertos deste período, por enquanto, só foi encontrada uma porta fortificada. Nesse caso temos duas portas e isto é excepcional," disse Garfinkel.

A porta, construída de pedras que pesam até dez toneladas, foi localizada no lado oriental do sítio, de frente para Jerusalém.


Evidência de Rei David


A descoberta é o segundo achado recente a ser feito no Vale de Elah, conhecido como fortaleza de Khirbet Qeiyafa no árabe — que é localizado perto da cidade israelense atual de Bet Shemesh.

Em Outubro, Garfinkel revelou um élitro de cerâmica de 3.000 anos, com um texto que acreditada ser em hebraico, então saudado como a descoberta arqueológica mais importante em Israel desde os Manuscritos do Mar Morto.

A datação com carbono-14 bate com a data das covas de azeitona encontradas no sítio, bem como a análise da cerâmica, colocou o texto entre 1000 e 975 a.C. o período em que teria vivido o rei David.

Garfinkel acredita que a descoberta fornece, além disso, evidência que a cidade fortificada, ou o posto avançado, foram a parte de um sistema governamental centralizado administrado pelo Rei David, a cabeça da Monarquia de Israel.

A fortaleza é o primeiro sítio encontrado da Idade de Ferro, num território que foi controlado pelo Rei David. Sha'arayim é mencionada três vezes na Bíblia e está relacionada a David duas vezes. "Tudo colabora para esta compreensão — a geografia, a Bíblia, e a datação radiométrica. Não é coinscidência”, disse Garfinkel.


Cidade da Judéia?


Outros arqueólogos receberam tais notícias com interesse, mas eles afirmam que é cedo para conclusões.

Amos Kloner, um professor de estudos em Israel, da Barra Universidade de Ilan, já trabalhou como arqueólogo no distrito em volta do sítio de Elah, mas, não está diretamente envolvido nas escavações atuais.


"Isto é uma idéia inicial, da qual todos os aspectos devem ser examinados," ele disse. "[Mas], para ele não importa se houver uma segunda porta … Isto não fornece nenhuma indicação de uma população da Judéia lá."


Não se sabe se os naturais da Judéia ou os Filisteus controlaram a fortaleza estratégica que contempla o alto Vale de Elah.

O líder da equipe, Garfinkel, acredita que o sítio foi o mais provável posto avançado ocidental mantido pela Monarquia da Judéia, que controlou a terra na Ásia sudoeste e a Palestina, e foi predecessor à Monarquia do Israel.


Nenhuma Prova


Israel Knohl, também não envolvido nas escavações em Elah, é um perito de estudos bíblicos na Universidade Hebraica de Jerusalém.


"O problema principal com este sítio é que ainda precisamos de prova inequívoca que ele foi uma cidade de Judeus," disse Knohl.


A descoberta da segunda porta "tem importância secundária … no momento atual, não podemos determinar com certeza se isto foi Sha'arayim ou se ele foi uma cidade da Judéia."

Os eruditos não sabem quase nada da vida em Sha'arayim.


"Se você me pergunta com que a vida se pareceu em Jerusalém durante o tempo do Rei David, não poderei lhe dizer," disse Knohl. "Quando isso vem de lugares menos importantes, simplesmente não sabemos."


Garfinkel disse que ele continuará explorando o sítio de Elah à procura de nova evidência. "Talvez encontremos uma inscrição na porta que indica quem construiu a cidade: 'eu David, o filho de Yishai, construí esta cidade,'" ele disse com um riso.