quarta-feira, novembro 17, 2010

ESTUDOS SOBRE AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS

O Chamado do Evangelho e o Chamado Eficaz


Base Bíblica e Explicação

    Quando Paulo considera a maneira pela qual Deus traz salvação até nossa vida, ele diz: “Aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm 8.30). Aqui Paulo indica a ordem exata na qual as bênçãos da salvação chegam até nós.


O Chamado Eficaz

    Quando Paulo diz “Aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou a esses também justificou” (Rm 8.30), indica que o chamado é um ato de Deus. De fato, é especificamente um ato de Deus Pai, porque ele é o único que predestina as pessoas “para serem conformes à imagem de seu Filho” (Rm 8.29). Quando Deus chama as pessoas dessa maneira poderosa, ele as chama “das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pe 2.9); ele as chama “à comunhão de seu Filho” (I Co 1.9; cf. At 2.39) e “para o seu reino e glória” (I Ts 2.12; cf. I Pe 5.10, II Pe 1.3). As pessoas são chamadas por Deus “para ser de Jesus Cristo” (Rm 1.6). Elas são chamadas para “ser santos” (Rm 1.7; I Co 1.2) e chegam ao reino de paz (I Co 7.15; Cl 3.15), liberdade (Gl 5.13), esperança (Ef 1.18; 4.4), santificação (I Ts 4.7), tolerância paciente no sofrimento (I Pe 2.20,21; 3.9) e vida eterna (I Tm 6.12).

    Esse chamado não é meramente humano, é, antes, um tipo de “convocação” feita pelo Rei do universo e tem tanto poder que induz à resposta que exige do coração das pessoas. É um ato de Deus que garante uma resposta. Esse chamado tem o poder de nos tirar do reino das trevas e nos elevar para o Reino dos Céus, para termos plena comunhão com Deus: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (I Co 1.9).

    Essa poderosa ação de Deus é freqüentemente referida como chamado eficaz para distingui-la do convite geral do evangelho que é para todas as pessoas,das quais algumas o rejeitam. O chamado eficaz é um ato de Deus Pai, falando através da proclamação humana do evangelho, pelo qual ele convoca as pessoas para si mesmo de tal modo que elas respondem com fé salvífica. Como já vimos em estudo anterior, a nossa escolha em favor de Cristo é real e genuína, pois tem como origem próprio Deus que é fundamento de toda a verdade. Esta escolha é causada pela sua graça em ter-nos predestinados “antes da fundação do mundo” (Ef 1.4).

    Um exemplo do chamado do evangelho operando eficazmente é visto na primeira visita de Paulo a Filipos. Quando Lídia ouvia a mensagem do evangelho o “E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia” (Atos 16:14).

    Distinto do chamado eficaz, que é um ato inteiramente de Deus, podemos falar sobre o chamado do evangelho que vem através do discurso humano. Esse chamado do evangelho é oferecido a todas as pessoas, mesmo a quem não o aceita. Às vezes esse chamado do evangelho é referido como  chamado externo ou chamado geral. O chamado do evangelho é geral, externo e amiúde rejeitado, enquanto o chamado eficaz é particular, interno e sempre eficaz. Entretanto, isso não deve diminuir a importância do chamado do evangelho – expediente que Deus escolheu, através do qual o chamado eficaz virá. Sem o chamado do evangelho, ninguém poderia responder e ser salvo. “Como crerão naquele de quem nada ouviram?” (Rm 10.14).


Os Elementos do Chamado do Evangelho

    Na pregação do evangelho, três elementos importantes devem ser incluídos.

1. Explicação de fatos concernentes à salvação. É o entendimento de porque precisamos de Cristo e como ele satisfaz nossa necessidade de salvação. Essa explicação deve conter os seguintes aspectos.

1.    Todas as pessoas pecaram (Rm 3.23).
2.    A pena pelos nossos pecados é a morte (Rm 6.23)
3.    Jesus Cristo morreu para pagar a pena pelos nossos pecados (Rm 5.8)
Crer nesses fatos não é o suficiente, deve-se haver também um convite para uma resposta pessoal da parte do indivíduo, que se arrependerá de seus pecados e confiará pessoalmente em Cristo (no chamado eficaz).

2. Convite para aceitar Cristo pessoalmente com arrependimento e fé. Quando o Novo Testamento fala sobre pessoas recebendo salvação, fala em termos de uma resposta pessoal a um convite da parte do próprio Cristo. Esse convite é expresso com grande beleza pelas palavras de Jesus:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

    Esse convite é pessoal e genuíno e espera uma resposta pessoal de cada um que o recebe, com base no propósito salvífico de Deus de antes da fundação do mundo. Qualquer pessoa que ouve o chamado do evangelho e o atende ouviu, portanto, o chamado eficaz. Isso provoca em sua vida a salvação e desencadeia um processo que envolve fé e arrependimento, por meio do Espírito Santo de Deus. Assim, como aprendemos com Cristo em seu conhecido Sermão do Monte, verificamos que somos completamente incapazes e dependentes de Deus “humildes (pobres) de espírito”, choramos a perda de nossa inocência e reconhecemos nossas falhas diante do Senhor.
 
    O que se promete aos que vão a Cristo?

3. Uma promessa de perdão e vida eterna. A principal promessa na mensagem do evangelho é o perdão dos pecados e a vida eterna com Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Pedro ao pregar o evangelho diz: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (At 3.19; cf. 2.38). Jesus garante ao que o atende que este jamais se perderá novamente: “E o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6.37).