sexta-feira, fevereiro 12, 2016

De acordo com a “Tábua da Arca” babilônica, os animais entraram em pares na embarcação diluviana

Antiga Tábua do dilúvio babilônico descreve como construir uma arca circular
Noah Wiener   •  10/01/2015
Fonte: Biblical Archaeology Society
Artigo original em inglês


NOTA: Vários links foram omitidos do texto original, não deixe de verificá-los no artigo original em inglês.

Todos nós conhecemos a história da Arca de Noé. Desde que de George Smith (1872) traduziu textos babilônicos semelhantes ao dilúvio bíblico, nós também soubemos sobre ecos da narrativa do Gênesis na mesopotâmica pré-bíblica. A recente tradução da Tábua da Arca (c. 1.900-1.700 aC) tem, literalmente, reformulado a nossa visão do navio babilônico usado para resistir à tempestade e constrói pontes entre as águas que dividem a versão bíblica e a versão mesopotâmica do dilúvio.

A chamada Tábua da Arca, recentemente traduzida por Irving Finkel, é um antigo relato babilônico (1900-1700 aC) acerca do dilúvio em que o deus Enki instrui Atrahasis – o Noé babilônico – sobre como construir uma arca. A diferença? A arca da Babilônia teria sido circular.

A Tradição babilônica Dilúvio
As Tradições sobre a inundação babilônica são material familiar para BAR e seus leitores desde os primeiros dias da nossa revista. Tikva Frymer-Kensky (1978) escreveu "O que as histórias babilônicas da inundação podem e não podem nos ensinar sobre o dilúvio de Gênesis" introduzindo a nós a história sumeriana do dilúvio, a décima primeira Tábua do Épico de Gilgamesh e o épico de Atrahasis:

As histórias de inundação babilônicas contêm muitos detalhes que também ocorrem na história do dilúvio em Gênesis. Tais detalhes na história, como a construção de uma arca, o transporte de animais, o desembarque em uma montanha, e o envio dos pássaros para ver se as águas tinham minguado, indicam claramente que a história de Gênesis sobre o dilúvio está intimamente relacionada com as histórias de inundação babilônicas e é realmente parte da mesma tradição "diluviana". No entanto, enquanto há grandes semelhanças entre a história bíblica e as histórias babilônicas, há também diferenças muito fundamentais, e é tão importante que nos concentremos sobre estas diferenças fundamentais quanto sobre as semelhanças.
Os relatos babilônicos diferem uns dos outros. Na Epopeia de Gilgamesh, o deus Enki dá a tarefa a Utnapishtim de salvar o mundo do dilúvio, e por seu bom trabalho a imortalidade lhe é concedida (e, posteriormente, Gilgamesh o inveja). Descobertas posteriores revelaram que o relato era uma versão resumida e modificada do épico acadiano Atrahasis, um mito do dilúvio semelhante que foi copiado e adaptado por séculos no antigo Oriente Próximo. Memórias de um período antediluviano (pré-inundação) foram preservados em toda a Mesopotâmia: A lista da realeza suméria inclui reis antediluvianos. Relevos de sábios antediluvianos conhecidos como Apkallu (gênios alados) cobriam as paredes dos palácios assírios e permanecem uma das formas mais emblemáticas da arte da Mesopotâmia até hoje.

Como construir uma Arca
Com tal tradição do dilúvio mesopotâmico tão bem documentada, porque esta Tábua cuneiforme recentemente traduzida está mexendo tanto com nossa compreensão sobre o mito do dilúvio babilônico? A chamada "Tábua da Arca" – um pedaço de argila do tamanho de um celular com inscrições em ambos os lados – é, essencialmente, um guia para um “mestre de obras” de como fazer uma arca. De acordo com o seu tradutor, o estudioso do museu britânico Irving Finkel, o deus Enki dá instruções sobre como Atrahasis deverá construí-la, mas, o barco resultante não é o que você esperaria. De acordo com Irving Finkel, este barco era redondo.

Em um artigo no The Telegraph, Finkel escreve:

A característica mais notável fornecida pela Tábua da Arca é que a embarcação salva-vidas, construído por Atrahasıs – o outro Noé – que recebe suas instruções do deus Enki, definitivamente era, inequivocamente redonda. “Desenhe o barco que você vai fazer”, ele é instruído, “sobre um plano de circular”.

A Tábua da Arca descreve um gufa ou coracle - um barco rodado que seria familiar ao usuários da Mesopotâmia. Ao contrário do barco mostrado acima, a gufa de Atrahasis teria uma base de  mais de 35.000 pés quadrados, com paredes de 20 pés de altura. Imagem de Atlantic Ship Model.

O texto descreve a construção de um coracle ou gufa (sem tradução), um tipo tradicional de barco/cesta bem conhecido pelo público da Mesopotâmia. Claro, o tipo de embarcação não indica o tamanho do barco que Atrahasis deve construir, seu barco teria um diâmetro de cerca de 230 pés e paredes de 20 pés de altura. O barco é feito de uma enorme quantidade de corda de fibra de palma, selado com betume. E não é exatamente a mesma embarcação que Noé construiu – ou Utnapishtim, para o mesmo fim:

Épico de Gilgamesh Tábua XI, 54-65
No quinto dia, eu estabeleci seu exterior. Era a área de um grande campo, suas paredes eram de 12 côvados de altura, os lados do seu topo eram de igual comprimento. Eu coloquei a sua (interior) estrutura e criei sua imagem (?). Eu a fiz com seis decks, dividindo-a, assim, em sete (níveis). O interior eu dividi em nove (compartimentos). Eu vedei com estacas (para impedir a entrada) de água em sua parte central. Eu observei outras navegações e coloquei o que era necessário. Eu derramei do forno 3.600 (unidades) de betume ... dentro dele ...
Gênesis 6:14,15
Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
Os animais foram pares

Esta reconstrução acompanhou o artigo de Finkel para o Daily Telegraph. Foto: Stuart Paciência @heartagency

À primeira vista, parece que a Tábua da Arca, embora extremamente descritiva em suas instruções (possui vinte linhas apenas descrevendo a impermeabilização do navio), está detalhando uma narrativa muito mais diferente da contada sobre Noé do que os seus homólogos de outros babilônicos. No entanto, de acordo com seu artigo para a Telegraph, Finkel estava chocado com um sinal cuneiforme raro: Sana; na passagem que descreve os animais no barco. No Dicionário Assírio de Chicado Sana é traduzido como "dois de cada, dois a dois." Compare isso com o texto bíblico:

Gênesis 6:19,20
E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
As cunhas cuneiformes foram pressionadas na Tábua da Arca babilônica um milênio completo antes da narrativa do Gênesis ser escrita, mas os dois têm uma forte semelhança temática no seu tratamento dos animais. No entanto, esta tábua descreve como construir uma arca, e a embarcação resultante não poderia ser muito diferente do barco bíblico. Será que um barco de estilo gufa suportaria o dilúvio? Irving Finkel afirma que um navio com pontas seria mais fácil de conduzir para um destino específico, mas no caso da arca de Atrahasis ela não tinha para onde ir – servia meramente para suportar seus ocupantes humanos e animais durante a inundação Ele disse ao The Guardian:

Em todas as imagens já feitas pessoas assumiram que a arca foi, com efeito, um barco oceânico, com uma haste pontiaguda e popa para quebrar as ondas – esta é a forma como nós a retratamos. Mas a arca não tinha que ir a qualquer lugar, ela só tinha que flutuar, e as instruções são para um tipo de artesanato que eles conheciam muito bem. Ainda é usado às vezes no Irã e no Iraque hoje, um tipo de coracle redondo que eles saberiam exatamente como usar no transporte de animais através de um rio ou em inundações.

Outra descoberta de George Smith: A Tábua do Dilúvio Babilônico
Originalmente publicado como parte de “The Genesis of Genesis” by Victor Hurowitz in Bible Review‘s anniversary issue. Clique aqui para ler o artigo completo na BAS Library.

A Tábua do Dilúvio babilônico traduzida por George Smith em meados (final) do século 19. Museu Britânico.

Em 1866, George Smith, um gravador de cédulas britânico, escreveu uma carta ao famoso assiriologista Sir Henry Rawlinson, perguntando se ele poderia verificar fragmentos e cacos de inscrições assírias nas salas dos fundos do Museu Britânico. Rawlinson concordou – dando início ao que se tornaria uma amizade incomum, frutífera entre um amador ansioso e o homem que tinha decifrado a escrita cuneiforme.

Smith era tão impressionado por Rawlinson que o contratou em 1867 para ajudar a catalogar inscrições cuneiformes do museu, incluindo os escavados por Austen Henry Layard em Kyunjik (antiga Nínive) em 1840 e 1850.

No artigo que acompanha, Victor Hurowitz descreve uma das mais importantes descobertas de Smith: o poema babilônico Enuma Elish. Mas, o mais famoso "achado" de Smith nos arquivos do museu britânico foi sem dúvida o Épico de Gilgamesh, com seu relato dramático de um grande dilúvio que ameaçava acabar com a humanidade.

Em seu famoso livro A História dos Caldeus em Gênesis, Smith descreveu a descoberta: "Eu logo descobri que a metade de uma curiosa tábua continha originalmente seis colunas de texto; dois dos quais (terceira e quarta) ainda estavam quase perfeitas; outras duas (a segundo e a quinta) eram imperfeitas, cerca de metade restante, enquanto as colunas restantes (a primeira e a sexta) foram totalmente perdidas. Olhando para baixo, na terceira coluna, observei a declaração de que o navio repousava sobre as montanhas de Nizir, seguido pelo relato do envio de uma pomba, que voltou por não encontrar lugar para pousar. Vi logo que eu tinha descoberto uma porção de, pelo menos, um relato caldeu [babilônico] do dilúvio. "

De acordo com uma fonte mais tardia, Smith, após a descoberta, "pulou e correu pelo cômodo num grande estado de excitação, e, para espanto dos presentes, começou a despir-se." O Museu Britânico tem apelidado a 11ª Tábua de Smith como "a mais famosa tábua cuneiforme da Mesopotâmia".
Depois que ele se acalmou, Smith vasculhou outras peças de explorações que estavam no museu em busca de outros fragmentos, e logo descobriu que sua 11ª tábua era parte de um poema épico de 12 tábuas. Em 3 de dezembro de 1872, ele apresentou suas conclusões à Sociedade Britânica de Arqueologia Bíblica, recém-fundada, e especulou que mais desses fragmentos permaneciam enterrados nas areias de Nínive.

Logo depois, Edwin Arnold, dono do jornal Daily Telegraph, de Londres, propôs patrocinar escavações em Nínive, com Smith no comando. Smith, e o museu, concordaram.
Smith escreveu mais tarde, "Logo depois que começamos a escavar em Kouyunjik, no site do palácio de Assurbanipal, eu encontrei um novo fragmento do relato caldeu do dilúvio que pertence à primeira coluna da tábua, transmitindo o comando para construir e preencher uma arca, e quase preencher a mais considerável lacuna da história. "
As cópias do Épico de Gilgamesh descobertos por Layard e Smith foram encontradas na biblioteca internacional do rei assírio Assurbanipal (668-627 aC). Os contos de Gilgamesh, o corajoso guerreiro o rei de Uruk, são muito mais velhos, no entanto; muitos deles datam do período sumério (terceiro milênio aC). No período babilônico antigo (início do segundo milênio aC), as várias aventuras de Gilgamesh foram organizadas juntas em uma narrativa coesa, que foi reescrita várias vezes. Até o 12º século aC, uma versão da 11ª tábua da epopéia tinha emergido. No oitavo século AEC (antes da era cristã), a 12ª tábua, que descreve a morte de Guilgamech, foi adicionada à série.

A história do Dilúvio não faz parte dos contos sumérios originais de Gilgamesh. Pelo contrário, foi inserida na narrativa em meados do século 12, e, portanto, só aparece nas versões do conto da 11ª e 12ª tábuas (chamadas versões babilônicas padrão).

De acordo com o conto, após a morte de seu querido amigo Enkidu, Gilgamesh, um desconsolado, procura por maneiras de viver para sempre. Sua busca o leva, na 11ª tábua, para o imortal Utnapishtim, muitas vezes referido como o Noé mesopotâmio, porque ele salvou sua família de uma inundação devastadora em todo o mundo. Utnapishtim diz a Gilgamesh que ele, também, já foi um mero mortal e um rei, de Shuruppak – no Eufrates. Em seu dia, cinco dos deuses conspiraram para enviar uma inundação que destruiria a humanidade. Um dos deuses, Ea, sub-repticiamente, informou o rei, sussurrando: "Rápido, rápido derrube sua casa e construa um grande navio, deixe seus pertences, salve sua vida ... Então reuna e leve a bordo do navio exemplares de todos os seres vivos." Utnapishtim termina o navio e carrega sua família e os animais no tempo exato do início do dilúvio: "Ninurta abriu as comportas do céu, os deuses infernais se inflamaram e queimaram toda a terra. Um silêncio mortal se espalhou pelo céu e o que tinha sido brilhante agora virou-se para a escuridão. A terra foi despedaçada como uma panela de barro. Durante todo o dia, sem cessar, os ventos de tempestade sopravam, a chuva caiu, então o dilúvio irrompeu, oprimindo o povo como a guerra. Por seis dias e sete noites, a tempestade caiu sobre a terra. No sétimo dia a chuva parou. O mar ficou calmo. Só se via água por todos os lados, tão plana como um telhado. Não havia vida afinal". O barco encalhou no Monte Nimush. Utnapishtim envia uma pomba, que voa de volta por não ter conseguido encontrar a terra; ele envia uma andorinha com resultados semelhantes. Finalmente, ele envia um corvo, que nunca retorna. As águas começaram a diminuir.

Os deuses convocam e oferecem imortalidade a Utnapishtim e sua família. Depois de ouvir este conto, Gilgamesh reconhece que ele tem poucas chances de obter o mesmo, e ele retorna para casa, para Uruk, para morrer – Molly Dewsnap Meinhardt, Passagens de Gilgamesh nova tradução de Stephen Mitchell: Uma Nova Versão Inglês (Nova York: Free Press, 2004).