Biblical Archaeology Society Staff • 2011/11/14
O envio de prisioneiros condenados à mina de cobre em Faynan, Jordânia, foi uma forma popular de perseguição aos cristãos no início do Império Romano. Era um trabalho extremamente cansativo e em condições terríveis, era essencialmente uma sentença de morte para todos os que foram enviados aqui.
A perseguição dos primeiros cristãos, muitas vezes chama a atenção para os mártires que foram torturados, crucificados, queimados ou mesmo mortos por animais selvagens nas arenas de gladiadores do Império Romano. Mas, por vezes, tomou outra forma, como explicado pelos arqueólogos Thomas Levy e Mohammad Najjar, em seu artigo "Condenado às Minas." Damnatio ad metalla, ou condenação para as minas, significava que o condenado seria obrigado a trabalhar na mina de cobre, na região rica em cobre chamada de Faynan, na Jordânia. O trabalho era extenuante e as condições opressivas em Faynan, os escravos muitas vezes trabalhavam até a morte, tornando esta forma de perseguição dos primeiros cristãos equivalente a uma sentença de morte.
A coletar e o trabalho com o cobre foi até o final do período neolítico (7500-5700 aC), eo processo de fundição de cobre surgiu por volta de 4500-4000 aC no período Calcolítico. Regiões em Israel e sul do Mar Morto, como o Faynan, na Jordânia, são o lar de alguns dos locais mais antigos do mundo de produção de cobre.
À exceção de Israel, nenhum país tem tantos lugares bíblicos e associações como a Jordânia: Monte Nebo, de onde Moisés contemplou a Terra Prometida; Betânia além do Jordão, onde João Batista batizou Jesus; Caverna de Ló, onde Lot e suas filhas se refugiaram após a destruição de Sodoma e Gomorra, e muitos mais. Viaje conosco em nossa jornada para o passado no nosso eBook grátis: Explorando Jordão.
O distrito de Faynan provou ser uma região de cobre produtiva, como foi feito em vários pontos pelos governantes locais ao longo da história antiga. O rei bíblico Salomão pode até ter explorado o cobre ali, para o reino de Israel, enviando trabalhadores para mina de cobre, para coleta e fundição. que seriam usados por ourives e para o comércio.
É claro que os romanos também se aproveitaram destes recursos naturais, quando ganharam o controle de Faynan. A Jordânia se tornou um destino para o trabalho forçado, composto de criminosos condenados e de escravos.
Alguns métodos diferentes foram utilizados para mina de cobre durante este período, incluindo uma técnica eixo-e-galeria, bem como uma técnica de sala e pilares. Ambos eram realizados na escuridão total o tempo todo, muitas vezes com os mineiros lutando para respirar a péssima qualidade do ar.
Os imperadores romanos pagãos não eram os únicos a condenar os cristãos a mina de cobre na Faynan, no entanto. Mesmo depois dos cristãos tornaram-se governantes do Império Romano, esta forma de perseguição dos primeiros cristãos continuou em uso para punir os hereges condenados e adeptos de seitas rivais.
Leia mais sobre a perseguição cristã primitiva e o processo antigo para mina de cobre em Faynan (Jordânia), de Thomas Levy e Mohammad Najjar: "Condemned to Mines," Biblical Archaeology Review, Novembro / Dezembro de 2011.