segunda-feira, agosto 09, 2010

A ANGÚSTIA E O CRISTÃO - Esboço de sermão

Apocalipse 12.1,2

1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, 2 que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz”.

A maioria dos escatologistas crêem que a mulher relatada no texto acima é Israel, personificada na pessoa de Maria, a virgem. Aquela que daria a luz ao filho de Deus, o Messias libertador de seu povo da opressão da maldição do pecado e da segunda morte.
A figura de uma mulher com dores de parto, representa a angústia vivida por Jesus até que seu propósito redentor chegasse ao fim. Desde seu nascimento, exercício de seu ministério e morte, Jesus fora cercado de uma grande e angustiante tensão que culminou no nascimento de filhos e filhas de Deus.
A angústia é um sentimento real e constante em nossas vidas, uma vez que temos que passar por uma jornada terrestre, enfrentando todas as situações que surgirem diante de nós, sem sabermos exatamente o que acontecerá dia após dia.
O fato de utilizarmos a figura de uma mulher com dores de parto, nos ajudará a compreender como devemos lidar com a angústia que nos aflige em nosso cotidiano, superando seus aspectos negativos transformando-os em esperança.
Vejamos, portanto, porque hoje temos plenas condições de vivermos livres deste sentimento, ou, pelo menos, atenua-lo de forma que não nos prejudique.

I . ANGÚSTIA COMO RESTRIÇÃO, APERTO E OPRESSÃO – Isaías 26.16-18
16 Senhor, no aperto, te visitaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram a sua oração secreta. 17 Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós por causa da tua face, ó SENHOR! 18 Bem concebemos nós e tivemos dores de parto, mas isso não foi senão vento; livramento não trouxemos à terra, nem caíram os moradores do mundo”.

a. Israel clamou angustiado quando oprimido
O povo de Deus só recorria à oração quando se via oprimido. Somente na angústia causada pelo aperto e opressão dos inimigos, é que Israel se dobrava diante do Senhor.

b. Se contorceram [esforçaram] em oração
Neste momento, cercados pelas restrições que a opressão dos inimigos lhes impunha, Israel se esforçava em realizar sacrifícios religiosos. Seus cultos eram cheios de jejum, oração e humilhação diante de Deus, eles se contorciam com sacrifícios na carne para que o Pai lhes desse ouvido. Sofriam como a parturiente antes do momento do nascimento do filho, com dores, contrações e gritos.

c. Seus esforços foram vazios
Porém, sua religiosidade não alcançou misericórdia. O fruto de toda sua fadiga foi uma angústia ainda pior. Não geraram nada senão vento, pois, buscaram a face de Deus somente porque estavam em aperto, vivendo uma vida desregrada e impiedosa.

d. Não havia mais esperança para esse povo
Vivendo sob a lei, o Dia do Senhor soava para Israel como um terrível dia de acerto de contas. Obviamente porque o povo escolhido de Deus via-se sempre envolvido em transgressões contra seu Senhor.


II . A ANGÚSTIA DO MINISTÉRIO DE CRISTO

II.I . ASPECTOS NEGATIVOS

a. Sendo Deus, humilhou-se ao tornar-se homem - Filipenses 2:7
“Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”.

b. Viveu a vida dos desfavorecidos
- Era filho de carpinteiro, uma profissão que não lhe traria riquezas.
- Isaías 53.2,3 “2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. 3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso”.

c. Orou e não foi atendido
- Num momento de grave angústia da alma, o Senhor Jesus pediu ao Pai que fosse poupado de tamanho sacrifício, mas, mesmo em sua oração, reconheceu a impossibilidade de tal fato submetendo-se à vontade de Deus.
- Lucas 22.42 – “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua”.

d. Sofreu perseguições, foi preso, ofendido e ferido
- Jesus fora perseguido pelos fariseus, saduceus e escribas. Os doutores de seu povo.
- Foi preso e torturado pelos romanos. O povo lhe ofendia e maltratava, logo após foi crucificado e morto.

II.II . ASPECTOS POSIVITOS
“1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, 2 que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz”.


a. Jesus sabia que seu sofrimento não seria em vão
- Jesus estava dando sua vida para a salvação de todos os que, ouvindo a mensagem da cruz, cressem que ele ressuscitou dos mortos e fossem salvos.

b. Todas as dores seriam recompensadas
- Após a ressurreição de Cristo, todas as coisas foram sujeitadas a Ele.
- Romanos 11:36 “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém”!

c. Jesus gerou para Deus, filhos e filhas
- O sacrifício de Cristo reuniria novamente o povo que andava perdido a seu Deus.


III . A ANGÚSTIA NA VIDA DO FIEL

a. Promove o aperfeiçoamento – Tiago 1.2-4
“2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

b. Será recompensada - Mateus 5:12

“Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”.

- Não com conquistas terrenas, mas, de fato, e com efeito, nas regiões celestiais de eternidade em eternidade, numa realidade totalmente diferente do materialismo que muitos consideram hoje como grande "vitória" ou "bênção".