quarta-feira, setembro 19, 2007

SEPULCRO DE JESUS, MARIA MADALENA - EVITANDO AS DISTORÇÕES

Alguém ainda discute isso? Provavelmente será meu último post sobre o assunto.
-------------
Acho o brasileiro não-cristão muito engraçado. Qualquer coisa que se fale a respeito da fé cristã é motivo de grandes celeumas, principalmente se alguém aparece dizendo que ira "desmistificar" tudo em que, tradicionalmente, se crê sobre Jesus. Normalmente as pessoas lêem tudo que foi dito contra, porém, pouquíssimos ou quase ninguém busca saber quais são as contrapartidas, réplicas, ou nossa posição, achando que não trabalhamos o assunto de forma acadêmica, somente de forma religiosa, abstrata. Normalmente já desprezam qualquer resposta mesmo que não tenham nenhuma base teológica para julgá-las. Normal, coisa de brasileiro: "li mais de mil livros que dizem que Maria Madalena foi a esposa de Jesus, portanto, estou convencido disto!!!" Me desculpem, mas, é muita mediocridade.

Em países onde o estudo teológico é respeitado, nos quais seus acadêmicos possuem mais recursos e estão mais próximos das fontes (arqueológicas, por exemplo), o assunto "sepulcro de Jesus Cristo", não passa de uma farsa e deixou de ter importância há muito tempo. Esse assunto e todas as suas derivações foram exaustivamente discutidas e, como não possuem probidade alguma (só uma propriedade bem comercial), foram postas de lado para que seja dada atenção a algo realmente relevante e probo.

Se você quer mesmo afirmar que a tumba era de Jesus, que Maria Madalena era sua esposa, então você vai ter que desmentir muitos eruditos, com ou sem vínculo denominacional, que falaram sobre o assunto, condenando o documentário. Basear-se no livretinho do Jacobovici não resolve, então, minha sugestão é que, para sermos honestos em defesa da verdade e não do que nos interessa, devemos no mínimo ouvir o que todos tem a dizer.

Enfim, para os amigos visitantes deste blog que queiram confrontar idéias contrárias ao que o documentário afirma, indico a leitura dos artigos da UHL (University of the Holy Land - Universidade da Terra Santa) e daí reavaliem suas posições. Diga-se de passagem que esta universidade é em Israel e que seus estudiosos já conhecem esta tumba não é de hoje.

Se o link da imagem não funcionar clique aqui.

Os artigos são em inglês, caso não seja sua praia use essa ferramenta aqui para traduzi-los.

Boa leitura.

Pr. Luciano