quarta-feira, agosto 18, 2010

Amor sem abracadabra

Por Pastor Pablo Massolar
Blog Confeitaria Cristã

(Texto baseado em I Coríntios 13)

Nem "bala bala macia", nem "siri anda lá na praia", muito menos "abracadabra"... se não tiver Amor serei semelhante ao som chato e solitário de um ferreiro moldando o aço ou o bronze.

E ainda que eu tivesse a capacidade extra-sensorial da cartomante ou do sábio, e conhecesse todas as formas de dobrar as forças da natureza, e ainda que tivesse todo o poder, de maneira tal que manipulasse poções, transportasse os montes e as pessoas apenas pela autoridade dos meus "atos proféticos" ou encantamentos, e não tivesse amor, nada seria. Ainda que eu pensasse ser alguma coisa... Nada seria...

E mesmo que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, vítimas de enchentes e terremotos, etíopes ou animais em extinção e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado vivo, mas fizesse todas estas coisas apenas para ser admirado ou até mesmo para tirar algum proveito, gerar mídia espontânea ou descontos no Imposto de Renda, nada disso me aproveitaria. Continuaria vazio...

O amor não é masoquista, mas é sofredor, é paradoxalmente bondoso quando recebe mal; o amor não é invejoso; o amor não dá as mãos com superficialidade, mas abraça calorosamente, se entrega e não fica de nariz em pé.

Não é a favor do escândalo, nem que sejam os escândalos vingados dos seus inimigos. O amor não se entrega somente por prazer, sem vínculo com a vida. É claro que o amor também está presente no ato sexual de quem e em quem há compromisso selado do tamanho da Vida, vivida em fidelidade. Mas ele, o amor, o verdadeiro amor, não pode ser simplesmente robotizado, embonecado, banalizado eroticamente. Não funciona assim.

Não busca os seus próprios interesses, não se encoleriza dramática e irreversivelmente, não levanta falso testemunho; não se entrega à injustiça, mas luta pela verdade;

Tudo sofre, calado às vezes, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Até o que nos parece mais insensato e digno de vingança é deixado pra lá e perdoado por amor.

O amor nunca falha; nunca mesmo... mesmo que lhe pareça o contrário. Mas havendo prognósticos, bênçãos ou maldições ao futuro, serão desfeitos; havendo línguas angelicais, histéricas e descomprometidas com a verdade, se calarão; havendo conhecimento, qualquer conhecimento, será esquecido;

Porque, em parte, conhecemos, e em parte nos tornamos "poderosos" e até "profetas";

Mas, quando vier Aquele que é perfeito, então o que o é pela metade será deixado de lado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino... queria ser bombeiro, astronauta, super-homem, mago, até mesmo bispo e apóstolo... Mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com estas brincadeiras de menino... e preferi ser apenas servo... do Amor.

Porque agora estamos diante de um enigma, ninguém realmente sabe como será o "futuro", alguns desconfiam e palpitam fervorosamente sobre o que seja, tentam acertar ou descobrir como será, mas ninguém realmente sabe com certeza. Então chegará o dia quanto todos nós, pequenos e grandes, O veremos face a face; agora vemos apenas as sombras, mas já está vindo o dia que O conheceremos como se conhece o bom amigo, o amigo a quem contamos as coisas mais íntimas, os segredos mais guardados e nos recebe alegremente em sua casa. O amigo que conhecemos apenas pelo "alô!" ao telefone ou no olhar que esconde nosso segredo confiado em segurança.

Neste momento ainda permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor amado de graça, sem fingimento e sem hipocrisia. O Amor que anda de mãos dadas com a bondade e a misericórdia todos os dias.

O Deus que é Amor te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

segunda-feira, agosto 09, 2010

A ANGÚSTIA E O CRISTÃO - Esboço de sermão

Apocalipse 12.1,2

1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, 2 que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz”.

A maioria dos escatologistas crêem que a mulher relatada no texto acima é Israel, personificada na pessoa de Maria, a virgem. Aquela que daria a luz ao filho de Deus, o Messias libertador de seu povo da opressão da maldição do pecado e da segunda morte.
A figura de uma mulher com dores de parto, representa a angústia vivida por Jesus até que seu propósito redentor chegasse ao fim. Desde seu nascimento, exercício de seu ministério e morte, Jesus fora cercado de uma grande e angustiante tensão que culminou no nascimento de filhos e filhas de Deus.
A angústia é um sentimento real e constante em nossas vidas, uma vez que temos que passar por uma jornada terrestre, enfrentando todas as situações que surgirem diante de nós, sem sabermos exatamente o que acontecerá dia após dia.
O fato de utilizarmos a figura de uma mulher com dores de parto, nos ajudará a compreender como devemos lidar com a angústia que nos aflige em nosso cotidiano, superando seus aspectos negativos transformando-os em esperança.
Vejamos, portanto, porque hoje temos plenas condições de vivermos livres deste sentimento, ou, pelo menos, atenua-lo de forma que não nos prejudique.

I . ANGÚSTIA COMO RESTRIÇÃO, APERTO E OPRESSÃO – Isaías 26.16-18
16 Senhor, no aperto, te visitaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram a sua oração secreta. 17 Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós por causa da tua face, ó SENHOR! 18 Bem concebemos nós e tivemos dores de parto, mas isso não foi senão vento; livramento não trouxemos à terra, nem caíram os moradores do mundo”.

a. Israel clamou angustiado quando oprimido
O povo de Deus só recorria à oração quando se via oprimido. Somente na angústia causada pelo aperto e opressão dos inimigos, é que Israel se dobrava diante do Senhor.

b. Se contorceram [esforçaram] em oração
Neste momento, cercados pelas restrições que a opressão dos inimigos lhes impunha, Israel se esforçava em realizar sacrifícios religiosos. Seus cultos eram cheios de jejum, oração e humilhação diante de Deus, eles se contorciam com sacrifícios na carne para que o Pai lhes desse ouvido. Sofriam como a parturiente antes do momento do nascimento do filho, com dores, contrações e gritos.

c. Seus esforços foram vazios
Porém, sua religiosidade não alcançou misericórdia. O fruto de toda sua fadiga foi uma angústia ainda pior. Não geraram nada senão vento, pois, buscaram a face de Deus somente porque estavam em aperto, vivendo uma vida desregrada e impiedosa.

d. Não havia mais esperança para esse povo
Vivendo sob a lei, o Dia do Senhor soava para Israel como um terrível dia de acerto de contas. Obviamente porque o povo escolhido de Deus via-se sempre envolvido em transgressões contra seu Senhor.


II . A ANGÚSTIA DO MINISTÉRIO DE CRISTO

II.I . ASPECTOS NEGATIVOS

a. Sendo Deus, humilhou-se ao tornar-se homem - Filipenses 2:7
“Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”.

b. Viveu a vida dos desfavorecidos
- Era filho de carpinteiro, uma profissão que não lhe traria riquezas.
- Isaías 53.2,3 “2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. 3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso”.

c. Orou e não foi atendido
- Num momento de grave angústia da alma, o Senhor Jesus pediu ao Pai que fosse poupado de tamanho sacrifício, mas, mesmo em sua oração, reconheceu a impossibilidade de tal fato submetendo-se à vontade de Deus.
- Lucas 22.42 – “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua”.

d. Sofreu perseguições, foi preso, ofendido e ferido
- Jesus fora perseguido pelos fariseus, saduceus e escribas. Os doutores de seu povo.
- Foi preso e torturado pelos romanos. O povo lhe ofendia e maltratava, logo após foi crucificado e morto.

II.II . ASPECTOS POSIVITOS
“1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, 2 que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz”.


a. Jesus sabia que seu sofrimento não seria em vão
- Jesus estava dando sua vida para a salvação de todos os que, ouvindo a mensagem da cruz, cressem que ele ressuscitou dos mortos e fossem salvos.

b. Todas as dores seriam recompensadas
- Após a ressurreição de Cristo, todas as coisas foram sujeitadas a Ele.
- Romanos 11:36 “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém”!

c. Jesus gerou para Deus, filhos e filhas
- O sacrifício de Cristo reuniria novamente o povo que andava perdido a seu Deus.


III . A ANGÚSTIA NA VIDA DO FIEL

a. Promove o aperfeiçoamento – Tiago 1.2-4
“2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

b. Será recompensada - Mateus 5:12

“Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”.

- Não com conquistas terrenas, mas, de fato, e com efeito, nas regiões celestiais de eternidade em eternidade, numa realidade totalmente diferente do materialismo que muitos consideram hoje como grande "vitória" ou "bênção".

terça-feira, agosto 03, 2010

Brasileiro Reclama De Quê?

São poucos os e-mails massivos que me chamam a atenção, entretanto, alguns merecem destaque e, por isso, porque serviu para minha própria reflexão, vou compartilhar o conteúdo de um dos que recebi recentemente. Obviamente existem exceções com relação às assertivas abaixo e esse post não tem o intuito tentar ofender ou prejudicar alguém, mas, como já disse, é bom refletir sobre o que está sendo afirmado. O autor não foi informado.

-------------------------------------


Tá reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseana Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso? E você?


Brasileiro Reclama De Quê?

O Brasileiro é assim:

  1. Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
  2. Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
  3. Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
  4. Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
  5. Fala no celular enquanto dirige.
  6. Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
  7. Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
  8. Viola a lei do silêncio.
  9. Dirige após consumir bebida alcoólica.
  10. Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
  11. Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
  12. Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
  13. Faz " gato " de luz, de água e de tv a cabo.
  14. Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
  15. Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
  16. Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
  17. Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
  18. Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
  19. Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
  20. Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
  21. Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
  22. Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
  23. Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
  24. Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
  25. Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
  26. Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
  27. Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
  28. Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
  29. Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
  30. Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos...

Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Vamos dar o bom exemplo!

Espalhe essa idéia!

"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."