quinta-feira, outubro 29, 2009

O Livro de Eclesiastes

O livro reflete um tempo de desespero. As promessas da aliança parecem muito distantes, as glórias nacionais de Israel foram esquecidas e a radiante esperança dos profetas se perdeu. Mas mesmo em meio a tanto desespero, o poeta descobre as ricas verdades proclamadas nos outros livros de sabedoria do Antigo Testamento (Jó e Provérbios). O “temor do Senhor” é uma fundação segura sobre a qual pode-se construir a vida (Jó28:28; Pv 1:7). Eclesiastes ensina que a única esperança para se suportar o presente é temer e obedecer a Deus (12:13,14).


Leia o artigo completo clicando aqui.

quarta-feira, outubro 07, 2009

Esboço de Sermão: A VOZ DO POVO?

Gn 3.6 - “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.


Introdução


Quantas vezes, ao perguntar a alguém por que ele estava cometendo tal erro, você ouviu: “ah, todo mundo estava fazendo...”? Certamente não foram poucas, e certo é que só a deixaremos de ouvir quando não houver possibilidade de errarmos sobre a terra: na glória eterna!
Eva sucumbiu à tentação por três aspectos que tem induzido pessoas ao erro em todo o mundo: (1) “era boa...”; (2) “e agradável aos olhos”; (3) “e desejável...” Adão, concebendo o pecado pela mesma via que Eva, o desejo, também caiu, afinal, “se ela fez por que eu não posso”?
“Assim caminha a humanidade”! Seguindo na inércia das massas, uns fazendo tudo o que os outros fazem para satisfazerem-se porque é bom, agradável e desejável.
É esse secularismo que tem tomado conta das igrejas, onde a bênção de Deus deixa de ser compreendida como dons divinos e celestiais, para ser transformada na aquisição de bens e poder. O capitalismo insere no mundo um consumismo obsessivo e muitas igrejas, seguindo a orientação de verdadeiros lobos, segue sem divisar o malefício que as vem destruindo, fazendo-as perder a credibilidade e sua condição de plenipotenciária guardadora e anunciadora da verdade, transformando-a em um “X” do mapa da mina (o lugar se encontra uma grande riqueza).
Será que alguém acredita mesmo que a maioria, por ser maioria, está certa? Será mesmo que alguém pode crer que “a voz do povo é a voz de Deus”?

Transição: Então, como a Bíblia pode me dizer que, sendo minoria, estou no pelo caminho certo? – Examine as Escrituras!


I. ELAS DIZEM QUE SÃO POUCOS OS QUE NÃO SE DEIXAM LEVAR
Mateus 7: 13,14 – “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.


a. Viver a verdade é mais difícil


Entre tantos outros motivos, entendemos que a verdade leva a um caminho estreito porque:

Ela exige muita disciplina - I Corintios 16:13 - “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos”.Ela é menos lucrativa – Salmo 73.12 – “Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas”.Salmo 37.16 – “Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios”.
Ela provoca solidão – Jeremias 15.17 – “Nunca me assentei na assembléia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de indignação”.

b. Hoje a verdade não passa de loucura de fanáticos

I Co 1.20 – “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo”?


Os avanços científicos criam cada vez mais ateus, os homens estão cada vez mais arrogantes.Romanos 1.21,22,25 – “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”.
Ser fiel, portanto, virou motivo de chacota e ódio.Lucas 21:17 – “E de todos sereis odiados por causa do meu nome”.


Transição: As Escrituras revelam ainda outros agravantes!


II. ELAS NÃO ESCONDEM QUE HÁ PRAZER NA CARNE
Pr 5.3-5 – “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno”.


Todos os tipos de prazer são possíveis a todos, isso é uma realidade. Porém, vale a pena viver em função destas coisas?


a. Mas são prazeres superficiais, somente da carne


E o amor aos prazeres da carne, nos torna inimigos de Deus.Romanos 8.7,8 – “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.
Porque esses prazeres militam contra o espírito, com o qual vivemos novidade de vida.Gálatas 5:17 - “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”.
Nesta luta, se a carne superar o espírito nos tornamos inimigos de DeusTiago 4:4 – “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.


Paulo dá seu conselho: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (I Corintios 6:12).


Transição: Já que é tão difícil viver uma fé concreta, pois ela é sacrificial mediante as ofertas do mundo, porque não sucumbir logo e seguir as massas? Todos sucumbiram desde o começo!


III. PORQUE ESTÁ ESCRITO QUE TODA IMPIEDADE SERÁ DESTRUÍDA E TODA VIDA JUSTA SERÁ RECOMPENSADA
Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.


Porque Adão sujeitou-se ao erro de Eva, hoje convivemos com a terrível realidade do pecado. Por causa de um simples desejo, toda a humanidade padece do amor pelo mal.


a. O salário do pecado de Adão é a condenação de muitos


A grande serpente que tentou Adão e Eva receberá seu salário:Apocalipse 20:10 – “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.
Seus seguidores, adeptos de seus ensinamentos também:Apocalipse 21:8 – “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.


b. O salário dos que rejeitam as obras da carne e a opinião da maioria será eterno


Hoje, se andamos na luz e orientação do Espírito Santo de Deus, sabemos escolher melhor o que vamos fazer.


Andamos conforme fomos chamados, de forma irrepreensível. Não conforme a mentalidade do mundo.Romanos 12:2 – “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
Seremos recompensados pela eternidade.Apocalipse 2:7 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”.


O fruto que foi negado a Adão, será concedido a todo aquele que viver segundo a “mente de Cristo”, rejeitando o mundo e seus prazeres, rejeitando a opinião insensata das multidões e olhando somente para o alvo que é o Senhor Jesus Cristo.


Conclusão


“O mundo está no maligno” (I Jo 5.19), quer dizer que a grande maioria que entra pela porta estreita está sob seu domínio. Aquele que de graça recebeu o discernimento espiritual para a sua salvação, graça por meio da fé, não deve seguir o conselho de pessoas que não andam conforme os ensinamentos de Cristo, mesmo que esta pessoa esteja sentada ao seu lado na igreja. Reconheça a árvore por seus frutos e, com uma vida de oração e leitura da Palavra, peça ao Senhor o devido discernimento para as suas escolhas; assim Deus o recompensará, guiando-lhe pelo caminho eterno.