segunda-feira, março 15, 2010

Jerusalém na Babilônia Explorada - Conferência na Universidade Saint Joseph


Fonte: Saint Joseph’s University

A Universidade de Saint Joseph está patrocinando uma conferência sobre uma coleção de documentos recentemente descobertos, que lançam luz sobre um assentamento judaico na antiga Mesopotâmia. "Jerusalém na Babilônia: Novas Descobertas a partir do período exílico," será realizada em 21 e 22 de março, no Centro de Estudos da universidade.

São documentos cuneiformes datados dos séculos V e VI aC, e são denominados como o “Al-Yahuda,” baseado no nome do lugar onde os próprios documentos dizem que foram elaborados.

"A frase 'Al-Yahuda' significa ‘Cidade de Judá’, que na Bíblia se refere a Jerusalém”, disse Bruce Wells, Ph.D., diretor do programa de Estudos Antigos e professor adjunto de teologia.

O que faz os documentos serem notáveis, no entanto, é que eles não foram descobertos em Jerusalém. Eles foram encontrados no atual Iraque, no território que era conhecido como Babilônia, no momento em que foram escritos. Naquela época era o chamado "período exílico", quando um número de pessoas de Judá (a parte sul do moderno Israel) foram tomados cativos para Babilônia.

"O uso da expressão ‘Al-Yahuda' diz-nos que havia número suficiente de pessoas no exílio para que eles formassem sua própria cidade ", disse Wells, comparando-o com "Little Italy", comunidades encontradas nas grandes cidades em todo o país.

As tábuas são registros de assuntos de negócios normais da época, incluindo os contratos de casamento e transações de escravidão. Eles foram escritos por escribas babilônicos e incluem muitos nomes hebraicos, que adicionar peso à teoria de que havia uma população bastante grande judeus na Babilônia, na época.

"Houve um debate sobre quantos judeus foram forçados ao exílio, ao mesmo tempo", disse Wells. "Essas tábuas fornecem a primeira evidência substancial de que pessoas comuns sempre viveram em Judá, na Babilônia, durante o período de exílio."

Entre os seis palestrantes da conferência estão Laurie Pereira, Ph.D., da Universidade da Califórnia-Berkeley, e Cornelia Wunsch, Ph.D., da Universidade de Londres. Ambos os estudiosos estão trabalhando atualmente para traduzir e publicar muitos dos textos.

"Uma vez publicada, se tornará um importante objeto de estudo para os estudos bíblicos, da história da Babilônia e da história judaica", disse Wells.

A conferência, que é co-patrocinado pelo Instituto SJU para as relações judaico-católicas e pelo Departamento de Teologia, é gratuita e aberta ao público. Para obter mais informações, envie um e-mail ao Dr. Wells bwells@sju.edu, ou acesse www.sju.edu/academics/cas/resources/ancientstudies/.

Steve Ulrich
Harrisburg Pennsylvania USA