segunda-feira, dezembro 21, 2009

ARQUEÓLOGOS ISRAELENSES DESCOBREM CASA DA ERA DE JESUS

Mais uma tradução ruim, porém, informativa.
----------------------------------------------

Fonte: Haaretz Service

Arqueólogos israelenses disseram ter descoberto vestígios da primeira habitação na cidade de Nazaré, que pode ser datada como sendo da época de Jesus.

A descoberta lança uma nova luz sobre o que poderia ter sido Nazaré no tempo de Jesus, informaram os arqueólogos, indicando que provavelmente era uma pequena aldeia com cerca de 50 casas habitadas por judeus pobres.

Os restos de uma parede, um esconderijo e uma cisterna foram encontrados depois de construtores desenterrarem um pátio de um antigo convento na cidade do norte de Israel, disse o arqueólogo Yardenna Alexandre da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Alexandre disse aos jornalistas que os arqueólogos também encontraram barro e as embarcações de giz usados por no tempo dos judeus galileus - uma indicação na casa pertencia a uma família de judeus simples.

Vista da Igreja da Anunciação adiante.


"É como se Jesus e seus amigos de infância tivessem conhecido a casa", disse Alexandre. "A partir da evidência de escritas disponíveis, sabemos que no primeiro século AD Nazaré era uma pequena aldeia judaica localizada em um vale", disse Alexandre, acrescentando que "até agora poucas sepulturas da era de Jesus foram reveladas, mas nunca haviam sido desenterrados os restos de residências contemporâneas".

Um buraco feito no rocha também foi encontrado, a entrada para o lugar foi provavelmente escondida, lá encontraram trabalho em barro contemporâneo. Alexandre estima que o poço foi feito por parte dos judeus que se "preparavam antes da Grande Rebelião contra os romanos, em 67 CE”.