segunda-feira, abril 02, 2007

Suposto sepulcro de Jesus: A misteriosa insígnia e o círculo

Moeda de Herodes Phillipe, 4 a.C.- AD 34
www.JerusalemCoins.com


Fachada do Portão de Nicanor
Com o templo ao fundo


Moeda de Herodes Philipe (Museu Britânico)

Por R. Kirk Kilpatrick, Ph.D. (Artigo em Inglês)

Há dois símbolos na fachada do suposto sepulcro de Jesus Cristo, uma insígnia em forma de V ao contrário e um círculo, que está dentro desta insígnia, onde o documentário afirma serem símbolos do cristianismo.
Entretanto, não são símbolos tão recentes...

Nas moedas acima (Herodes Phillipe) a "insignia e o círculo", a estampa, é claramente visível como um retrato da fachada do portão de Nicanor, no templo de Deus em Jerusalém. O portão de Nicanor marca o fim da peregrinação do povo de Israel à Terra Prometida. Os quinze últimos degraus são relacionados com os “Salmos dos Degraus”. A entrada da tumba também representa o fim da peregrinação.

Essa representação arquitetural aponta para o serviço de adoração no templo; e significa que aqueles que foram enterrados naquela tumba eram judeus praticantes. Ainda que não seja impossível que fossem judeus-cristãos (que passavam a maior parte do tempo reunidos na “varanda de Salomão”). Mesmo assim, dado o número de judeus para cristãos ser bem maior no tempo que os ossuários eram utilizados, penso que uma representação estatística não justifique nada, sendo mais interessante crer que era uma simples tumba judaica.

Mas, e o código de Pontormo? Ou, o Olho-que-tudo-vê? Ou, os Cavalérios Templários? Isto é onde a teoria da conspiração se encontra com a arqueologia em minha opinião. Se eles não podem, fico eu mesmo ruborizado por eles…

Talvez seja uma família sacerdotal, ou uma família que participou da restauração do templo (Macabeus? - veja em outro artigo meu, a respeito das possibilidades dos nomes nos ossuários serem Hasmonianos/Macabeus). Ou, talvez, sejam apenas uma família bem praticante que amava adorer a Deus no templo. Certamente o verso que vem a mente no salmo de Davi (23), “e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

Nenhum comentário: