sábado, abril 07, 2007

O Sepulcro escondido: Templo do Senhor ou Templo de Augustus?

Desculpem-me se a tradução não está tão boa, como nunca fiz nenhum curso de inglês tenho muitas limitações nesta área. Mesmo assim, creio que dá para entender bem o assunto.
------------------------------------------------------------
Templo do Senhor ou Templo de Augustus?
Por R. Kirk Kilpatrick, Ph.D.

Moeda de Herodes Philipe (Museu Britânico)
http://www.livius.org/he-hg/herodians/philip.htm

Inicialmente, quando eu vi os “símbolos” da então chamada “insignia e círculo”, como são decorações da tumba, eles devem estar associados com o Templo do Senhor, em vez de estarem associados com o suposto sepulcro perdido de Jesus, que no documentário faz parecer algum símbolo misterioso do cristianismo recente.

Enquanto eu continuo rejeitando totalmente o embaraçoso sensacionalismo que o filme reivindica para a marca da fachada do “sepulcro perdido”, penso que a primeira associação é mais plausível.

Após identificar a similaridade nas moedas de Herodes Philipe II, fiz uma associação que deve ter sido muito precipitada com o “portão de Nicanor”. Naquele tempo era freqüente associar às tumbas, os motivos decorativos dos templos.

Considerando os nomes dos que estavam juntos naquela tumba, com a proximidade de Jerusalém, o templo em Jerusalém parece-me mais provável. Ainda, o Templo do Senhor era comumente descrito com um “telhado liso” e não com um “telhado lançado”. Embora exista um exemplo numa lâmina do quarto século, encontrada no cemitério da Via Labina em Roma, ainda que tardia (quarto século), mostrando o templo do Senhor com um “telhado lançado”. De qualquer modo, a altura do portico de Ulam deve ser mais alta que qualquer outra parte do templo.

O portão de Nicanor tem sido descrito muitas vezes com um traço de “telhado lançado” (acima da entrada ou acima das colunas descritas na fachada). Eu sugiro no último apontamento que é preferível crer que as pessoas no sepulcro são judeus. A moeda de Herodes Philipe II, em minha opinião, deve ser a descrição do templo de Jerusalém e não do templo de Augustus como é normalmente tratada.

Sobre uma reflexão e uma pesquisa adicional, eu acredito que uma outra possibilidade deve ser considerada:

O Templo de Augustus. A moeda de Herodes Philipe II (veja exemplos de moedas catalogadas como Hendin 531, 532, 533, 534, 535, 538, 539, etc.) exposta no Caesarea Philippi (?) acima e no ultimo post neste blog é quase universalmente associada com o Templo de Augustus, no território da numismática (Meshorer, 76-77; Roller, 191). Veja Hendin 530 onde a feição do escudo é ampliado (aqui). Pensa-se que o templo apareceu neste lugar, em “Sebaste”, como um templo de “tetraestilo” (quarto colunas – ainda que possivelmente ampliado até certo ponto para ser “peristyle”— seix colunas — pela frente e cercado por colunas como o visto em Caesarea Maritima). Desta maneira o templo “tetraestilo” de Augustus (com os motivos do escudo combinados com o “círculo”) pode ser visto em Pula, Croacia:

Note a elevação, o escudo circular sob o “telhado lançado”, exatamente como descrito na moeda de Herodes Philipe II e combinando claramente com a fachada do suposto sepulcro de Jesus.

Enquanto o templo do Senhor, em Jerusalém, também era “tetraestilo” (possivelmente pelo relevo no portico de Ulam) na descrição (da mesma maneira o exemplo abaixo, do tempo de Shimon Bar Kochba) não há nenhuma evidência do mesmo desenho de escudo (insígnia, círculo) abaixo do telhado lançado.

Outro exemplo de templo para Augustus pode ser visto na representação do artista, encontrado em Ankara, com a mesma característica (oito colunas).

Sumário das Considerações: A ocorrência deste “símbolo” ou motivo arquitetural suscita muitas questões a respeito do suposto sepulcro de Jesus Cristo. Quem são aqueles enterrados dentro? Por que os judeus quereriam ser associados com o templo de Augustus? Eram eles judeus herodianos? Eram eles cidadãos romanos que desejavam associar-se com o imperador? Ou eles apenas estavam utilizando uma simbologia ordenada por Herodes para todas as construções similares? Esta é uma característica principal ou secundária das fachadas da tumba?

Herodes usou estes símbolos na fachada do Templo do Senhor? Ou sobre o portão de Nicanor? Ou na entrada do Royal Stoa (também tetraestilo)? Não há nenhuma evidência contundente para isso em tais lugares. Entretanto, há evidências concretas desta evidência para esse design com relação ao templo de Augustus.

Aparentemente as pessoas enterradas ali se identificavam com a dinastia de Herodes, ou com o templo de Augustus.

O cristianismo recente não declara “César é o Senhor”. Ao contrário ele declara “Jesus Cristo é o Senhor” mesmo em face ao martírio. Esse simbolismo na porta da tumba retrata o culto de César Caesar, parece incabível para cristãos maduros. Parece ser o sepulcro antigo de alguns devotos de César.


Nenhum comentário: